Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0243 - ESPERAR ESPERANDO, SINAL DA VERDADEIRA FÉ

 


Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro” (Sl 40.1).


Davi não fala em qual ocasião que ele escreveu este salmo e o que estava lhe afligindo. John Gill nos informa que, segundo alguns rabinos, como David Kimchi, rabino filósofo do séc. XII e XIII, a ocasião ou situação na qual Davi escreveu este salmo, combina com os dois salmos anteriores, quando o rei fala de uma doença que lhe afligiu por causa de seu pecado (38.3-5).

Mas o importante é a lição de confiança que este salmo nos traz. Independente da situação que afligia o rei de Israel, ele começa este salmo fazendo uma repetição da palavra, algo comum no hebraico: “Esperando, esperei pelo Senhor”. Como Deus também havia dito a Adão: “No dia em que dela comeres, morrendo morrerás”. Nossa Bíblia foi traduzida por “certamente morrerás”. Assim, neste salmo poderia ser “certamente esperei pelo Senhor”, ou “confiadamente”, ou “com certeza”, ou “continuamente esperei pelo Senhor”.

A ideia é de que a espera foi progressiva e contínua. Acredito que seja uma das virtudes mais perdidas e banidas do nosso século, a paciência. Não conseguimos esperar absolutamente nada, ainda que poucos minutos. Gostamos das coisas prontas e seus resultados na mão. Entretanto, o nosso Deus é um Deus de processos. Todo objetivo que Ele tem conosco não nos é dado de uma noite para o dia. É-nos exigido passar pacientemente pelo processo divino até que estejamos à altura daquilo que Ele nos propõe.

Calvino chama a atenção para o fato de que a fé deste rei continuava firme, porque não deixou de confiar em Deus, embora a longa permanência da calamidade havia deixado sua paciência à mercê da exaustão. Ele diz que pela repetição do verbo, Davi revela que fora deixado por longo tempo em angustiante expectativa. A lição que ele tira dessa experiência do rei é que a fé só é realmente provada mediante uma longa espera, pois se Deus lhe atende rapidamente, a fé não pode ser considerada realmente eficaz.

Mas, ainda que Davi tenha passado por um longo tempo de espera, talvez enfrentando o silêncio proposital de Deus, ainda assim, sua esperança não desvaneceu. Por fim, o que lhe acontece? O Senhor Se inclina para ele e ouve o seu grito por socorro. Eis aí o que deve manter firme a nossa espera. Sabemos que, finalmente, o Senhor nos ouvirá.

Se é o que você está passando em sua angústia, ou seja, o silêncio do céu, saiba que Deus não está lhe enganando. Apenas Ele está mostrando para você mesmo o resultado da sua fé. Se ela se perde no meio do caminho, então não era fé, não era exatamente confiança, porque a confiança não se perde. Uma vez que sua confiança é provada diante de Deus na qualidade de uma longa espera, então, agora você também está pronto para receber o socorro de Deus.

Quem sabe se a resposta fosse tão rápida quanto você queria, talvez você também não glorificasse a Deus com a intensidade que Ele merece? Se tudo de fato é para a glória dEle e você concorda com isso, então quanto mais sua fé é provada, tanto mais Ele será glorificado no dia da resposta!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário