Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0242 - A CARNE É COMO A ERVA

 


Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente” (Is 40.6-8).


No tempo do profeta Isaías, Deus lhe mostrou tanto o cativeiro quanto o retorno de Jerusalém das terras da Babilônia. E, para dar certeza ao povo de que a palavra de Deus se cumpriria, o profeta recebe novamente um convite bem parecido com aquele que lhe foi dado no início de seu ministério no cap. 6. Ali a voz perguntava: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?” e Isaías respondeu: “Eis-me aqui; envia-me a mim”. Agora a voz diz: “Clama”! E Isaías pergunta: “que hei de clamar”?

Quando Isaías recebeu a mensagem que devia proclamar lá no cap. 6, Deus disse que as pessoas não iriam ouvi-lo (vs. 9,10). E o profeta perguntou: “Até quando, Senhor”? E Deus respondeu: “Até que a terra seja assolada” (v. 11). Mas aqui no cap. 40, ele recebe uma palavra para consolar o povo (v. 1), uma palavra que fala ao coração de Jerusalém, que seu pecado já havia sido perdoado (v. 2) e que a glória do Senhor seria manifesta a toda carne (v. 3).

Seja uma palavra de juízo, ou uma palavra de consolo, uma coisa era certa: a palavra de Deus permanece para sempre, enquanto toda carne é como a erva do campo! Tudo e todos passaram e passarão, mas a palavra de Deus permanece eternamente!

O apóstolo Pedro usa essa profecia de Isaías para se referir à Palavra da pregação do evangelho que converte o ouvinte. Ele diz que fomos “regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1Pe 1.23).

Pedro fala aqui de uma regeneração, isto é, de uma nova vida, uma obra inédita de Deus, que nada tem a ver com nossa natureza adâmica. Muitos pregadores anunciam uma palavra que acaricia a natureza pecaminosa do homem para que suas igrejas se inchem. E ainda chamam isso de conversão. Nada mais enganoso! Só há novo nascimento e conversão através da semente incorruptível da palavra de Deus e não dos afagos da palavra humana.

A carne continua como erva, tanto na época de Isaías, como na de Pedro e não é diferente em época nenhuma! Seca-se a erva e cai a sua flor, diz Pedro. De fato, assim é a natureza humana. Ela vem e se vai, mas o que deve permanecer imutável é a Palavra de Deus!

Nunca negocie a palavra de Deus para agradar a carne humana. Ela se murcha e passa. “A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (1Pe 1.24).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário