Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0237 - O JUÍZO NÃO TRAZ ARREPENDIMENTO E SIM A SENTENÇA

 


Com efeito, os homens se queimaram com o intenso calor, e blasfemaram o nome de Deus, que tem autoridade sobre estes flagelos, e nem se arrependeram para lhe darem glória” (Ap 16.9).


Os sinais descritos no livro de Apocalipse são horripilantes aos olhos humanos. Eles mostram o que acontecerá à humanidade pervertida e incrédula. O apóstolo João revela esses acontecimentos em três importantes eventos: os 7 selos, as 7 trombetas e as 7 taças. Estes eventos mostram que a cada vez que o juízo de Deus for manifesto na terra, ele se tornará mais rígido e impossível de ser suportado!

No cap. 9.12, lemos que ao soar a 4ª trombeta, a terça parte do sol foi ferida e se escureceu; mas agora, ao ser derramada a 4ª taça, o sol não se escurece, ele queima os homens (v. 8). Há uma liberação total de radiação que queimará os homens, assim como já temos presenciado o aumento da temperatura nas últimas décadas.

Mas o que é curioso nesse texto é que os homens passam a blasfemar de Deus, não se arrependem nem Lhe dão glória. O crescimento do ateísmo está acontecendo, ainda que a passos lentos. Mas na hora de acharem um culpado para os flagelos que lhes sobrevirão, até mesmo os que dizem negar a existência de Deus irão blasfemar de Seu nome!

O arrependimento é um dom de Deus. Os seguintes versículos provam que o arrependimento não vem do homem se Deus não lhe der: Em At 11.18, depois que Pedro contou sua experiência na casa de Cornélio, os apóstolos disseram: “Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida”. Paulo diz em Rm 2.4: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade... ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento”? E a Timóteo, ele diz para disciplinar os que se opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem a verdade (2Tm 2.25). Logo, o arrependimento, apesar de ser exercitado pelo homem, é dado por Deus.

Mas, pelo texto de Apocalipse, os homens dos últimos dias não se arrependerão. Todos os castigos infligidos sobre eles servirão para blasfêmia e não para arrependimento. Por que isso acontece? Porque Deus não lhes concederá o arrependimento para a vida. Mas por que Deus não o fará? Dentre algumas respostas, temos a que Paulo nos mostra em Rm 1. Ele diz que estas pessoas conheceram a Deus, mas não O glorificaram como Deus (v. 21). A negação da glória para Aquele a Quem é devida pode descambar no desprezo de Deus para com este que Lhe nega. Quem despreza a Deus pode ter solução, mas e quem Deus despreza? Quem poderá vir em sua ajuda?

Por isso é bom que o arrependimento seja exercitado no momento em que você ouve a palavra do evangelho. É ali que Deus pode te conceder o arrependimento para a vida. Mas quando chegar o juízo, as pragas do Apocalipse, então é bem certo que Deus já não lhe quer mais e está lhe afastando cada vez mais para a perdição. Por isso que os rejeitados blasfemarão e não se arrependerão para Lhe darem glória!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: