Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

SÉRIE - AS DUAS TESTEMUNHAS (PARTE 04) - SUA RESSURREIÇÃO

 


“Mas, depois dos três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram” (Ap 11.11,12).


O significado de 3 dias e meio em relação ao número 7 dá a ideia de um tempo que seria completo, mas que foi cortado pela metade. Porém, o texto fala de dias e não de anos, o que nos sugere que a ressurreição das duas testemunhas estará perto de acontecer, uma vez que elas foram martirizadas pelo anticristo, ainda que muitos anticristos martirizaram várias testemunhas de Jesus no decorrer da história!

Quando se fala de anos sugere um tempo longo e quando se fala em dias simboliza urgência e pressa. Como Isaías, que disse que anunciaria o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus (Is 61.2). Jesus diz que esta palavra se cumpre nEle (Lc 4.19,21), mas quando Ele leu esse texto, Ele leu apenas até a parte que diz “o ano aceitável do Senhor” e fechou o livro sem ler o final que fala sobre “o dia da vingança do nosso Deus”. Isto porque, na Sua primeira vinda, Ele veio para anunciar o ano aceitável, por isso, temos um longo tempo. Mas o dia da vingança está reservado para Sua segunda vinda. Será repentino e inescapável!

O fato de as duas testemunhas ressuscitarem depois de 3 dias e meio nos mostra que, ainda que os perseguidores da igreja se regozijem da nossa calamidade, todavia não tardará o juízo de Deus sobre eles. Almas dos mártires de todos os tempos estão debaixo do altar, pedindo ao Senhor que vingue seu sangue dos habitantes da terra (Ap 6.9,10). Mas lhes é dito que terão de aguardar um pouco de tempo até que outros sejam mortos como eles foram (v. 11). Isto fala que a igreja triunfante terá de esperar a igreja militante até que a alma do último mártir do evangelho entre vitoriosa no céu! Assim Jesus virá e executará Seu juízo.

O texto que lemos diz que vem um espírito da parte de Deus e ressuscita as duas testemunhas. Não há dúvida de que isso diz respeito à ressurreição dos crentes, que Paulo fala em 1Ts 4. A voz diz para que elas subam, isto fala do arrebatamento que, de secreto não tem nada, pelo contrário, os inimigos da igreja contemplam isso!

Certamente, esta é uma palavra de encorajamento que o apóstolo João deu para os crentes de sua época, que eram perseguidos pelos romanos. E não temos dúvida de que continua sendo uma palavra de consolo e força para os crentes de todos os tempos. Deus não está esquecido de nosso sofrimento, tampouco do sangue que a Grande Meretriz bebe dos mártires do evangelho! Esse texto das duas testemunhas não é um filme de Hollywood, nem arcabouço para especulações espetaculares, mas uma visão que serviu para consolar o povo de Deus que é perseguido e rejeitado pelo mundo.

Isso que aqui está escrito de forma simbólica é o mesmo que o apóstolo Paulo escreveu de forma literal e doutrinária: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras” (1Ts 4.16-18).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário