“Darei às minhas duas
testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano
de saco. São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé
diante do Senhor da terra” (Ap 11.3,4).
Para compreendermos o significado simbólico das duas testemunhas em Apocalipse, precisamos considerar algumas questões óbvias de interpretação deste livro. A literatura apocalíptica é altamente simbólica e os elementos nela são carregados de significados que precisam ser compreendidos por trás dos símbolos, pois os símbolos apenas os indicam, a realidade é outra.
Sendo assim, precisamos perguntar a que parte da Bíblia João está nos remetendo, ao falar que as duas testemunhas são as duas oliveiras que estão diante do Senhor da terra. A reposta está em Zacarias 4. Somente ali se fala destas duas oliveiras que João diz que são as duas testemunhas.
Zacarias tem a visão de um candelabro e duas oliveiras ao seu lado. O anjo lhe pergunta o que significa e ele não sabe responder. Depois de uma explicação para seu tempo, o profeta recebe como resposta que aquelas duas oliveiras eram os dois ungidos que estavam diante do Senhor de toda a terra. A linguagem é a mesma de João aqui em Apocalipse, mas os ungidos da época de Zacarias eram Josué (o sumo sacerdote daquela época) e Zorobabel (o governador daquela época). Lembrando que Zorobabel estava no lugar de rei, pois Judá tinha voltado havia pouco tempo do cativeiro e, por legitimidade, ele era o herdeiro real do trono de Davi. Então, temos na visão de Zacarias, que um dos raminhos de oliveira era o rei e o outro era o sacerdote.
Já em Apocalipse, o apóstolo João introduz dizendo que Cristo “nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai” (1.6)! Ele repete essa fala, dizendo no cap. 5.9,10 que Cristo nos comprou com Seu sangue “e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra”. Portanto, se João está usando a linguagem de Zacarias para se reportar às duas oliveiras, segue-se que estas duas oliveiras (que são as duas testemunhas em Apocalipse) são o cumprimento das duas oliveiras da época de Zacarias. Lá eram o rei e o sacerdote. Aqui são os reis e sacerdotes que Jesus comprou com Seu sangue!
Não há dúvida, portanto, de que essas duas testemunhas que João fala em Apocalipse são a igreja com seu duplo papel, de reis e sacerdotes. Antes era Israel (Êx 19.6), mas agora é a igreja (1Pe 2.9)! Nós é que somos nação santa e sacerdócio real, isto é, sacerdotes que são reis! Nosso papel é anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a luz! E é exatamente isso que as duas testemunhas fazem em Apocalipse, embora ali, na medida em que se aproxima o fim, a mensagem delas se torna mais ameaçadora para essa nação corrupta e pervertida em que vivemos.
Alegre-se! Você é parte dessas duas testemunhas do
Apocalipse. Proclame a mensagem do Senhor que incomoda este mundo. E ainda que
custe a vida, a promessa é que quem perder sua vida por amor de Cristo e do
evangelho, achá-la-á para a eternidade!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
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