“Um dos dez,
vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se
com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe... Então, Jesus lhe
perguntou: ...Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus,
senão este estrangeiro”? (Lc 17.15,16,18).
O relacionamento do homem com a glória de Deus depois da Queda tornou-se uma relação de afastamento. Paulo nos diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Ficamos afastados, fomos depostos e derrubados do bom relacionamento com Deus e Sua glória.
Jesus Cristo disse: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único” (Jo 5.44)? Isto é, além de os homens estarem no pecado e completamente afastados da glória de Deus, eles buscam sua própria glória! Como poderão crer? Não podem! Simplesmente não podem! Porque a fé em Cristo Jesus é a humilhação do homem. Crer em Cristo é sinal de autofalência! E quem vai reconhecer que está espiritualmente falido senão o pobre, o humilde de espírito? (Mt 5.3).
Por isso as pessoas não podem crer, pois buscam sua própria glória! Ao buscarem a glória de Deus, elas terão de se humilhar e abrir mão de sua glória humana. Por isso a fé em Cristo humilha o homem!
Os nove leprosos buscaram a bênção de Cristo, mas por trás daquela bênção da cura havia um desejo de glória humana, da reinclusão social, dos direitos religiosos, do reconhecimento humano. Como aquelas autoridades que criam em Jesus, mas não O confessavam para não serem expulsos da sinagoga (Jo 12.42). E por que eles eram assim? O apóstolo João diz que é porque eles amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus (v. 43)!
Mas houve um que voltou. Ele não voltou apenas para agradecer, aliás, dos três verbos relacionados a este ex-leproso samaritano, agradecer é o último. Primeiro de tudo, ele veio para dar glória a Deus! Depois ele se prostra diante de Jesus com o rosto em terra a Seus pés. Só então ele agradece! Jesus não elogia seu agradecimento, e sim que ele tenha glorificado a Deus! “Não houve quem voltasse para dar glória a Deus”?
De fato, Paulo diz em Rm 1.21,28, que as pessoas têm sim o conhecimento de Deus, todavia, não Lhe dão glória! É por isso que serão condenadas! Não terão desculpa, pois o que de Deus se pode conhecer, Deus lhes manifestou! Mas, mesmo conhecendo, não O glorificaram como Deus nem Lhe deram graças. Assim como aqueles nove leprosos. Foram curados no corpo, mas suas almas estavam sujas demais para darem glória a Deus!
Mas, como diz Paulo em Ef 1.11,12: “No qual [em Jesus] fomos também feitos herança, predestinados segundo
o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,
a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em
Cristo”. Se o Pai predestinou você em Cristo Jesus, certamente você
voltará a ser para o louvor da glória dEle – hoje e para sempre!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário