Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0198 - COMO O ESPÍRITO CONVENCE O HOMEM (PARTE 02/02)

 


“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado” (Jo 16.8-11).


A pregação da Palavra é o meio através do qual o Espírito Santo irá convencer o mundo acerca de três coisas importantes para que não fiquem desculpáveis diante de Deus: sobre o pecado, sobre a justiça e sobre o juízo.

Porém, Jesus quer explicar a razão pela qual o Espírito de Deus fará isso. Essa explicação clareia nossas mentes para que tenhamos mais firmeza e sabedoria no momento de nossa exposição da pregação do evangelho.

Primeiro, Jesus diz que o Espírito convencerá do pecado porque o mundo não creu nEle (v. 9). Na realidade, esse convencimento não se dará com todas as pessoas do mundo, pois nem todos ouviram falar de Jesus para que viessem a rejeitá-lo (Rm 10.14). Portanto, Jesus Se refere aos Seus contemporâneos e a todos quantos ouviram falar dEle na pregação do evangelho em todos os tempos. Sendo assim, uma pregação que não fale da necessidade da fé em Cristo não pode ser a pregação do evangelho.

Segundo, Jesus diz que o Espírito convencerá o mundo da justiça, porque Ele iria para o Pai (v. 10). Jesus está dizendo que o fato de Ele voltar para o céu mostra que Ele é justo e os judeus que O mataram, pensando ser justos e supostamente prestando um culto a Deus, na verdade são injustos. Ele também fala da justiça que pode ser atribuída aos que nEle creem. O único que por Seu mérito pode ir a Deus é Jesus, ninguém mais. Assim, para que qualquer ser humano possa ir a Deus, é necessário estar coberto com a justiça de Cristo.

Terceiro, Jesus diz que o Espírito convencerá o mundo do juízo porque o príncipe deste mundo, isto é, o diabo, já está julgado (v. 11). O julgamento a que os judeus submeteram o Filho de Deus na cruz, na verdade, decretou o julgamento do diabo, pois, como diz Paulo em Cl 2.15, ali Jesus expôs todo principado e potestade ao desprezo e deles triunfou!

Em resumo, se juntarmos as três áreas do convencimento do Espírito sobre o mundo, teremos a seguinte exposição do evangelho: se alguém não crê no Filho de Deus (v. 9), rejeitando a justiça dEle (v. 10) será julgado como já é Satanás (v. 11).

Pedro, quando pregou no dia de Pentecostes, mostrou o pecado da incredulidade dos que haviam crucificado a Cristo (At 2.23), mostrou que Deus justificou Seu Filho ressuscitando-O dentre os mortos e O exaltando à Sua destra (vs. 24,32,33) e de tal modo arrasadora foi sua pregação, que o Espírito convenceu milhares de pessoas que perguntaram a Pedro totalmente assombradas: “Que faremos, varões irmãos”? (v. 37).

Será que os mensageiros das igrejas atuais têm trazido algo parecido com esta mensagem?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário