Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0194 - NÃO SAIA DA GRAÇA PARA A LEI

 


“Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho” (Gl 1.6).


O apóstolo Paulo, em sua jornada missionária e também nos seus escritos inspirados, passou por situações extremamente perigosas entre os judeus. Tendo sido ele privilegiado por Deus para receber a revelação mais profunda da nova aliança, acabou sendo rechaçado por seus compatriotas e considerado por eles como traidor, por combater a religião mais antiga, que era o judaísmo.

Os judeus não apenas perseguiam Paulo, como ele mesmo relata em 2Co 11.24,26, como também tentavam perverter a fé cristã que Paulo ensinava aos gentios. Toda sinagoga onde Paulo pregava havia conversões; porém, os judeus alvoroçavam não só as sinagogas, mas todas as cidades, a fim de que as pessoas não cressem no evangelho de Paulo.

Não foi diferente com os gálatas. Eles receberam o evangelho de Paulo, quando este fez sua primeira viagem missionária ainda com Barnabé (At 13 – 14). Mas agora Paulo os repreende por terem se deixado levar pela astúcia dos judeus, que não aceitavam o evangelho da graça. Paulo os chama de insensatos no cap. 3!

Todavia, não há muita diferença entre os gálatas e muitos cristãos de hoje. Boa parcela do cristianismo evangélico tem pendido para as inclinações judaicas com suas tradições, festas e observâncias da lei. Paulo chega a dizer aos gálatas: “mas agora que conheceis a Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalhado em vão para convosco” (4.9-11).

Qualquer tipo de apego à lei, diz Paulo, é um retorno à fraqueza, à pobreza doutrinária, que escraviza e mata. Todo evangelho que você ouve e elogia a lei ou qualquer de seus preceitos, nivelando-a a Cristo, ou ainda que seja aproximando-a dEle para auxiliar Sua obra em algum aspecto, tal evangelho, diz o apóstolo, é “outro” evangelho e, quem o anuncia é “anátema”, isto é, alguém que retira o propósito do que foi consagrado e o põe em uso profano, como fez Acã em Jericó!

A lei era nossa tutela até que o evangelho chegasse (3.23). Ela nos serviu de aio, de condutor, para chegarmos a Cristo (3.24). Uma vez chegado o evangelho, já não precisamos mais do aio (3.25). Estamos em Cristo e isso basta! “Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (4.4-6)!

Quem passa da graça para a lei prefere ser escravo a ser filho!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário