“Atendei por vós e
por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para
pastoreardes a igreja de Deus, a qual Ele comprou com o Seu próprio sangue” (At 20.28).
Embora muitos não admitam a realidade da divindade de Cristo, não podem, contudo, negar que o próprio apóstolo Paulo declarou que Cristo é Deus quando dava seu discurso aos presbíteros de Éfeso em Atos 20. É exatamente no v. 28 que Paulo faz essa surpreendente declaração. O estranho é que nem mesmo muitos estudiosos nos apresentam este versículo como uma prova da divindade de Cristo.
Observe: Deus comprou a igreja dEle com Seu próprio sangue! Que todos sabemos é que foi o Filho e não o Pai que derramou o sangue, mas se aqui Paulo diz que Deus comprou Sua igreja com Seu sangue, e foi o Filho (Jesus) Quem derramou o sangue, então o Filho é Deus! É uma conclusão lógica, a partir de premissas verdadeiras.
Premissa 1: Jesus derramou Seu sangue – verdade bíblica (1Pe 1.18,19)
Premissa 2: Deus comprou Sua igreja com Seu próprio sangue –
verdade bíblica (At 20.28)
Conclusão: Jesus é Deus!
É somente com muito esforço que alguns procuram livrar-se deste “problema”. O que se constitui um problema para eles (admitir que Jesus é Deus) é motivo de glória para Cristo e para o próprio Cristianismo. Adulterar a tradução do texto grego é tentar se livrar do embaraço, mas os trapos de suas roupas ficarão nas farpas dos arames pelos quais procurarão escapar.
Certamente quem derramou o sangue foi o Filho, porém, Paulo não cita o Filho, mas diz que Deus comprou (adquiriu) Sua igreja através do Seu próprio sangue. Então, pelo silogismo já feito acima, não temos dúvida de que Paulo se referia a Cristo como Deus! E será preciso muito mais que uma torção no texto para escapar desta verdade bíblica!
Outros versículos que provam a divindade de Cristo (Is 9.6; Jo 1.1,18; 10.30; 20.28; Rm 9.5; Cl 2.9; Tt 2.13; Hb 1.8; 1Jo 5.20). Há outras evidências sobre a divindade de Cristo, tais como Ele ter recebido adoração (Mt 14.33), mesmo depois de ter dito ao diabo que somente ao Senhor Deus devemos adorar (Mt 4.10). Se somente Deus deve ser adorado, por que lá na frente, Jesus mesmo Se permite ser adorado pelos discípulos? Seria muita hipocrisia dizer a Satanás que não vai adorá-lo porque Satanás não é Deus e, mais à frente, receber adoração dos discípulos, se, de fato, Ele não fosse Deus...
Quero finalizar, mostrando mais dois textos. 1Jo 5.20 e Jo 8.24! "E nós estamos em união com o verdadeiro, por meio do seu Filho Jesus Cristo. Esse é o verdadeiro Deus e a vida eterna". Eis aí a prova cabal que Jesus é Deus. E em Jo 8.24 lemos: “Por isso, eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados”. Sabemos por Êx 3.14, que EU SOU é o nome de Deus. E aqui Jesus diz que é Seu nome!
Não crer que Jesus é Deus não é uma questão de opção. Jesus
disse que se não crermos nessa verdade, morreremos em nossos pecados! Claro, só
Deus salva. E se não crermos que Ele é Deus, quem poderá nos salvar?
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário