“Estará firme o teu
coração? Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu vier a tratar contigo?
Eu, o SENHOR, o disse e o farei” (Ez 22.14).
A raça humana caminha para a perdição a passos largos, porém, sorridente e eufórica, obviamente, sem saber o que lhe espera no final. A cada era que se passa, os conceitos mais imorais e ofensivos que antes eram temas a serem combatidos, hoje são elogiados, incentivados, legalizados e forçados.
A palavra do Senhor que vem ao profeta Ezequiel, palavra que condena a prática sanguinária e idólatra de Jerusalém, é tão certa no resultado do Seu juízo sobre essa cidade, que Deus acha desnecessário que Ezequiel julgue o povo (v. 2). Como se Deus dissesse: “Ezequiel, nem julgue essa cidade, apenas notifique-a de suas ações”. Ou seja, o juízo é algo óbvio!
Além destas ações abomináveis de homicídios e idolatria, Deus denuncia Jerusalém por práticas mais ainda perversas: desprezo dos filhos aos pais, extorsões aos estrangeiros e opressão social (v. 7); profanação religiosa (vs. 8,9); incestos, estupros, abusos e adultérios (vs. 10,11); corrupção e trama na política com propinas, juros exorbitantes e queima de arquivos, isto é, assassinatos por motivos políticos (v. 12).
Não precisamos nos assustar com esse diagnóstico, pois ele se parece com a nossa sociedade atual. Para falar a verdade, é uma verdadeira cópia! Nossa geração é sanguinária, pois não se satisfaz com os assassinatos diários, tornando-os corriqueiros e fugazes, mas lutam para legalizar o aborto; nossa sociedade apresenta em suas novelas e programas a figura dos pais como idiotas e os filhos sempre na vanguarda – há um desprezo deliberado pela figura dos pais; a opressão social e a extorsão, roubo e até assassinatos a turistas é muito comum em nosso país; o vilipêndio às figuras sagradas é cada dia mais um costume; a ideologia de gênero banaliza assuntos como incestos, estupros, abusos e adultérios; nossa política é lastimável, nossa situação é mórbida!
Deus pergunta para o Brasil e as igrejas deveriam ser os “Ezequiéis” que transmitem a pergunta de Deus: “Brasil, você estará com o coração firme? Brasil, você estará com suas mãos fortes no dia que Deus vier tratar contigo?”. Mas as igrejas têm se calado. Estão como avestruzes que, segundo a lenda, enfiam a cabeça no buraco quando veem o perigo! Enquanto isso, a podridão social fede tal qual o esgoto da contaminação fecal que ela joga para debaixo de seus asfaltos!
Deus virá tratar não só com o Brasil, mas com todas as
nações do mundo. E todas elas ficarão aterrorizadas e apavoradas diante daquele
que é Reto e Justo em Seu juízo, que não tem o culpado por inocente e não
aceita suborno (Dt 10.17)! Nenhuma nação estará preparada para isso, pois se
equipam com aparelhagens da iniquidade, por isso serão pegas de súbito diante
daquele que é Santo! O Senhor o disse e assim o fará!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário