Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 17 de setembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0189 - QUE OS FALSOS SE CALEM, QUE FALE JESUS!

 


“Vós, porém, besuntais a verdade com mentiras e vós todos sois médicos que não valem nada. Tomara vos calásseis de todo, que isso seria a vossa sabedoria” (Jó 13.4,5)!


Os amigos de Jó falavam muitas coisas verdadeiras sobre Deus e sobre a vida. Falavam também com alguma propriedade sobre o que seria o ideal de justiça, ou seja, que os ímpios recebessem o castigo e os justos a recompensa.

Entretanto, muitas de suas verdades eram besuntadas com mentiras, ora porque não conheciam sobre toda a verdade, ora porque queriam apenas acusar Jó de pecado, querendo obter dele uma confissão que encerrasse todo aquele debate prolongado. Fato é que as verdades que eles pronunciavam não eram puras.

Jó os chama ironicamente de “médicos que não valem nada”, querendo dizer que suas palavras não serviam de consolo, assim como médicos que diziam saber acerca de uma doença, todavia, eram incapazes de combatê-la! Na opinião do patriarca, se eles se calassem completamente, seriam mais sábios do que falando e falando, como estavam.

Assim também os falsos pregadores dos nossos dias. Não é que eles não falem algumas verdades. É que eles querem encharcar suas verdades com mentiras. Não lhes basta pronunciarem a verdade. Sabem que serão aceitos se suas verdades estiverem ungidas com o engano.

Enquanto os amigos de Jó se multiplicam, pessoas como o patriarca entram em extinção! Poucos são os que, como Jó, mandam se calar os falsos pregadores de nossos dias, que os consideram sábios se eles se calarem. A maioria ainda se deslumbra com seus falsos discursos.

Eles são médicos que não valem nada. São lobos que uivam seus gritos misturando verdade com mentiras. Não derramam bálsamo sobre os ouvintes, mas enfermidade e veneno. Seriam até sábios se ficassem calados, às ocultas, envergonhados de suas corrupções.

Mas não o nosso Senhor Jesus. O apóstolo Pedro disse que Ele nunca cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca (1Pe 2.22). Suas palavras são espírito e até hoje produzem vida naqueles em quem elas são plantadas. Os soldados que foram prender Jesus disseram que ninguém jamais falou como Ele (Jo 7.46). Suas palavras são palavras de sabedoria, pois nEle estão todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3).

Ele também é o Médico que curou as nossas feridas, tomando-as sobre Si (Is 53). Ele foi além das consequências do pecado, foi na sua raiz. Fez um transplante, nos dando um novo coração, um coração disposto e inclinado para as coisas espirituais. Por Suas chagas fomos sarados (1Pe 2.24). A Ele nós dizemos o contrário do que Jó dizia a seus amigos. Enquanto este sugeria que seus amigos se calassem, nós dizemos: “Fala, Senhor, que Teu servo ouve”!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário