Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 15 de setembro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0188 - CRER E CONFIAR

 


“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (Jo 14.1).


A fé é uma das virtudes mais incompreendidas da vida do homem. Pelo fato de ela se revelar em diversos aspectos da nossa vida, nossa compreensão sobre a verdadeira fé salvadora é completamente embaçada e desorientada.

Geralmente quando se fala em crer, as pessoas associam isso com o “acreditar”. E muito embora no grego bíblico não haja distinção entre crer e confiar, é necessário, contudo, fazer tal distinção na nossa cultura, pois aqui, ao contrário da ideia bíblica, crer, na opinião popular é sempre “acreditar”, enquanto que na visão bíblica é “confiar”.

Nossa cultura é tão crédula, que ela carrega lendas folclóricas de personagens inexistentes, porém, manifestos, pois a sagacidade demoníaca não deixa passar em branco essa credulidade e os espíritos malignos se aproveitam disso para se transfigurarem nessas lendas populares. Com relação a Deus não é diferente. As pessoas creem em Deus. A questão é saber a que deus elas se referem, pois cada mente elabora um deus a seu próprio gosto.

Quando Deus Se revela pela Bíblia Sagrada, crer nEle é aceitar verazmente o que ela diz, pois a Bíblia diz exatamente aquilo que é a revelação de Deus. Quando aceitamos uma parte e rejeitamos outra porque não se encaixa no nosso conceito pessoal do que é Deus, ou por qualquer outro motivo, então não é no Deus verdadeiro que cremos.

É aqui que entra o verdadeiro conceito bíblico do que significa crer em Deus. Observe, uma vez que você aceita plenamente o que a Bíblia revela sobre Deus, você percebe que não é suficiente acreditar naquilo que ela diz acerca dEle. Nota-se claramente que ela nos chama a um compromisso com Ele e Sua vontade. Agora então compreendemos o verdadeiro significado de crer, isto é confiar. O significado de fé no grego é: “confiança, compromisso”; como uma característica é “fidelidade, lealdade, comprometimento”. Enfim, é honrar sua obrigação.

Se é assim que você crê em Deus, diz Jesus, então você também tem a obrigação de crer em Seu Filho. Observe que o verbo que Jesus usa para crer em Deus aqui em Jo 14.1 é no modo indicativo, já o que Ele usa para crer nEle é imperativo! Ele quer dizer: “já que vocês creem em Deus, devem também crer em mim”. E este é exatamente o grande boicote que a suposta fé aplica nas pessoas que dizem crer em Deus, mas não confiam suas vidas a Jesus.

Charles Blondin atravessou várias vezes as cataratas do Niágara sobre uma corda bamba. Uma vez ele perguntou quantos dos espectadores acreditavam que ele poderia atravessar; todos levantaram as mãos. Mas quando ele perguntou se alguém se candidatava para vir com ele, nenhuma mão se levantou! Fé não é acreditar que ele pode, mas ir com ele, isso é fé.

Assim também Jesus, Ele não te pergunta se você crê que Ele é capaz, mas se você quer seguir com Ele pelo caminho da salvação. Isso é fé! Crer é mais que acreditar, é confiar, é se entregar, é descansar nEle!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: