“Um jovem, chamado
Êutico, que estava sentado numa janela, adormecendo profundamente durante o
prolongado discurso de Paulo, vencido pelo sono, caiu do terceiro andar abaixo
e foi levantado morto” (At 20.9).
Êutico entrou para a história da igreja como o rapaz que dormiu na pregação do apóstolo Paulo, caiu da janela do 3º andar, morreu e foi ressuscitado pelo apóstolo para terminar de ouvir a pregação! O fato ocorreu perto da meia-noite, quando Paulo pregava naquele lugar desde o findar da tarde, isto é, ele já pregava havia seis horas (v. 7)! Lucas nos informa que Paulo, depois de haver tomado vivo esse jovem, ainda pregou para os irmãos até o romper da alva, isto é, uma pregação que durou aproximadamente 12 horas (v. 11)!
Assim como este jovem, temos hoje muitos crentes de janela. Estão assentados sobre suas convicções e não sobre a Palavra de Deus. Suas convicções obviamente se revelam dúvida mais tarde. Estes crentes não suportam a pregação da Palavra, acham-na enfadonha e cansativa. São crentes de pouca comunhão, de pouca congregação. Já estão na janela porque querem mesmo é ir embora, preferem o lado de fora.
E de fato, assim como Êutico caiu para o lado de fora, estes crentes também, de pouca comunhão que têm, nunca caem para dentro da igreja. Vão se afastando aos poucos da comunhão, como aquele sono afastava Êutico aos poucos da pregação de Paulo. O sono de Êutico o venceu até à morte! Assim também, o afastamento da congregação leva muitas pessoas à morte espiritual...
Naquele dia existia Paulo, que trouxe aquele jovem de volta à vida. Talvez você não tenha alguém que lhe traga de volta para a congregação e sua sorte seja a de um afastamento definitivo, apostasia e mente cauterizada. A tendência de quem pouco congrega é, por fim, afastar-se definitivamente e, na melhor das hipóteses, tornar-se um desigrejado, reunindo-se apenas para, na maioria das vezes, criticar as igrejas institucionais.
Ore a Deus para que você não fique na janela e, se estiver, peça a Deus para que você não durma, e se lhe vier o sono espiritual, rogue ao Senhor para que você não caia e, se cair suplique a Deus que não seja para o lado de fora, mas se for, peça que não lhe deixe morrer e, se morrer, ore muito para que haja um Paulo que lhe traga de volta à comunhão e à vida da igreja, pois o normal é desilusão, decepção, frustração, frieza espiritual e afastamento definitivo!
Valorize a congregação, valorize a Palavra, saia da janela,
saia de suas preconcepções pessoais sobre igreja e Bíblia, venha para a
comunhão, participe dos acertos da igreja, corrija-se com ela nos seus erros, tenha
relacionamentos verdadeiros. Você não vai fazer a igreja perfeita e nem vai
encontrá-la, pois ela é invisível (somente Deus a vê). Não se ache melhor que
os demais crentes porque você está na janela. Êutico precisou de Paulo e dos
irmãos. Você também precisa!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário