Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0180 - SATANÁS JÁ ESTÁ PRESO

 


“Ou como pode alguém entrar na casa do valente e roubar-lhe os bens sem primeiro amarrá-lo? E, então, lhe saqueará a casa” (Mt 12.29).


Pouco se fala da obra agressiva de Cristo contra o reino de Satanás nas pregações. Quando se fala acerca disso, temos a impressão de que Jesus Cristo pediu licença para Satanás, para que pudesse instalar Seu reino ao lado do dele. Outras vezes, quando se fala que Jesus realmente amarrou o diabo, parece que Ele o desamarrou depois, embora isso não apareça na Bíblia.

Mas toda essa negligência em falar sobre este aspecto da obra de Cristo é, na verdade, uma injustiça que se faz ao escopo de Sua obra. Jesus não é diplomático com Satanás, Ele não pediu licença para instalar Seu reino ao lado do dele. Jesus simplesmente chegou expulsando-o pelo poder do Espírito de Deus, conforme Ele mesmo disse no v. anterior.

Esse silêncio nosso sobre o assunto é bem parecido com a acusação aberta dos fariseus da época de Jesus. Eles diziam que Jesus expulsava demônios pelo poder do príncipe dos demônios. Nós não falamos sobre isso e, quando falamos, passamos a impressão de que Jesus estava realmente fazendo uma parceria com o diabo. Seria uma blasfêmia em silêncio?

A maioria dos cristãos aguarda a prisão de Satanás para um futuro milenar na terra. Mas o que lemos aqui é que ninguém pode saquear os bens de um valente sem que primeiro lhe amarre. Jesus está dizendo que Ele já fez isso! Pois, afinal, quais eram os bens mantidos em cativeiro por Satanás, senão as vidas que ele algemava no engano? Entretanto, quando Jesus instala o reino de Deus expulsando os demônios, todas as vidas que Lhe pertencem serão arrancadas do reino das trevas sem que Satanás possa fazer absolutamente nada!

Temos mais uma prova de que Jesus veio somente para as Suas ovelhas e não para todos. Pois se Satanás está amarrado e não pode reagir diante do poder salvador do evangelho, qual seria o problema em Jesus arrancar de lá todas as almas? Mas por que Ele só faz isso com algumas? Obviamente é porque somente essas algumas é que Lhe pertencem. As minhas ovelhas, disse Jesus, ouvem a minha voz e me seguem (Jo 10.27).

Em Ap 20 lemos que o dragão, que simbolicamente é o diabo, foi preso por mil anos, que simbolicamente é um longo período de tempo. E ali também diz que ele foi preso “para que não mais enganasse as nações” (v. 3). Não tenhamos dúvida alguma de que Satanás já foi preso desde a primeira vinda de Cristo! Ele não pode enganar as nações, pois onde o evangelho chega, ali chega o poder de Deus para salvar o que crê! Onde chega o evangelho, o engano cai por terra!

Ao ressuscitar, o Senhor disse a Seus discípulos que toda autoridade Lhe foi dada no céu e na terra, que eles podiam ir e fazer discípulos de todas as nações. Satanás já está preso, não para não fazer suas maldades que, aliás, estão debaixo do controle soberano de Deus, mas preso para não enganar mais as nações. A igreja pode ir e anunciar o evangelho com poder, pois os cativos que pertencem a Cristo serão libertos e virão para o reino de Deus, sem que Satanás possa fazer qualquer coisa!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários: