“Ninguém, depois de
acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo de uma cama; pelo
contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.
Nada há oculto, que não haja de manifestar-se, nem escondido, que não venha a
ser conhecido e revelado. Vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, se lhe
dará; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado” (Lc
8.16-18).
Jesus profere estas palavras no contexto em que contou a parábola do semeador. Depois de tê-la explicado a Seus discípulos, Jesus então afirma que uma candeia acesa não pode ficar escondida. Isso Ele está falando acerca da pessoa representada pela boa terra, que Ele explicou no v. 15, que ouve e retém a Palavra de bom e reto coração, de modo que frutifica com perseverança. Tal pessoa não fica escondida, mas brilha sua luz perante o mundo.
Quando Jesus diz que “nada há oculto, que não haja de manifestar-se”, Ele não Se refere a pecados, como muitas vezes pensamos. Mas Ele está falando que cada vez mais será manifesto que tipo de terreno é o nosso coração para com a semente da Palavra que recebemos
Por isso Ele diz: “Vede, pois, como ouvis”. Ele está falando para nos atentarmos para a maneira pela qual ouvimos a Palavra. Ou seja, se a ouvimos apenas, o diabo a arrancará do nosso coração para que não creiamos nela (v. 12). Se a ouvimos com empolgação, baseado em nosso emocional, iremos crer apenas por algum tempo, mas nos desviaremos na hora da provação (v. 13). Se ouvimos a Palavra, mas no decorrer dos dias nossa atenção se volta para os cuidados, riquezas e deleites deste mundo, então nosso fruto não chegará a amadurecer (v. 14). Somente se ouvirmos de bom e reto coração a Palavra e a retivermos, então frutificaremos com perseverança (v. 15).
A pergunta é: de que maneira nós ouvimos a Palavra? A aplicação de Jesus sobre essa pergunta é a seguinte: “porque ao que tiver, se lhe dará”. O que o Senhor nos ensina aqui? Que aquele que ouviu a Palavra e de bom e reto coração a reteve, receberá muito mais da parte de Deus para que frutifique mais ainda. Em outra parte Ele disse que o Pai limpa o ramo que dá fruto para que dê mais fruto (Jo 15.2).
Porém, ao que não tem, até aquilo que pensa que tem lhe será
tirado! Aqui Jesus fala dos demais tipos de coração. Aqueles que apenas ouvem,
aqueles que ouvem cheios de emocionalismo e euforia, aqueles que ouvem, mas se
voltam para as atrações deste mundo, até a fé que eles pensam ter lhes será
tirada! No Dia do Juízo, tais pessoas dirão a Jesus que receberam a Palavra.
Mas o Senhor lhes dirá que eles apenas julgaram ter a fé salvadora e, até mesmo
essa falsa certeza lhes será tirada! Em lugar da falsa certeza de salvação,
lhes será dada a verdadeira certeza da perdição!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
QUANDO CREMOS NELA !VIVEREMOS PARA SEMPRE. AMÉM PASTOR
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluirGlória a Deus! Pura verdade...
ResponderExcluirGlória a Deus pela sua palavra. Senhor, que tenhamos esse coração bom e reto, para ouvirmos e vivermos a tua palavra.
ResponderExcluirAmém, Senhor! Ajude-nos
ResponderExcluir