Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0177 - OLHOS NA PALAVRA, LONGE DA VAIDADE

 


“Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça. Desvia os meus olhos, para que não vejam a vaidade, e vivifica-me no teu caminho” (Sl 119.36,37).


O Salmo 119 é uma verdadeira ode à Palavra de Deus! Uma poesia lírica em ordem alfabética, com 8 versos para cada letra do alfabeto hebraico. Uma composição inspirada pelo Espírito de Deus, dada a esse salmista que tornou o maior texto de toda a Bíblia atribuído como uma canção à própria Bíblia!

Todos os seus versos falam sobre a Palavra de Deus e a exaltam como a melhor coisa que veio do próprio Deus para nós. E de fato é assim, para aqueles que já foram levados por Deus ao conhecimento dela (v. 34).

Aqui nestes versos, o salmista pede a Deus que seu coração seja inclinado à Palavra e não à cobiça. A tendência do nosso coração é sempre para os desejos deste mundo caído, que combinam com nossa natureza pecaminosa. Por isso ele pede a Deus que realize esta inclinação para Sua Palavra, pois de si mesmo ele não pode.

As cobiças desta caminhada são uma maneira de nos desviar do caminho que deveríamos seguir, por isso, o salmista pede que Deus desvie seus olhos para não verem a vaidade, isto é, o que é inútil, pois isso o impediria de ser vivificado na Palavra.

O escritor aos Hebreus também diz que devemos nos livrar de todo peso que nos rodeia, porque devemos correr uma carreira que nos foi proposta para a salvação (Hb 12.1). Se não pedirmos isso também a Deus, facilmente nossos olhos se atrairão para as chamadas deste mundo e então nos iludiremos com as distrações da jornada para o céu.

Mas os que são vivificados na Palavra de Deus contemplam as coisas desta vida (as que são lícitas) apenas como bênçãos que glorificam o nome do Senhor enquanto ele caminha para sua pátria. As demais (as ilícitas) são realmente tropeços que atrasam a nossa viagem.

Quem ama a Jesus, guarda a Sua Palavra (Jo 14.23). Quem guarda a Palavra, desvia seus olhos das cobiças e das vaidades. Elas aparecem todos os dias, são atrativas, nossos olhos as contemplam e as almejam, mas nosso espírito sabe que elas nos atrasam na jornada. Caminhemos para a glória sem impedimentos. Com os olhos na Palavra, ela se tornará “lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho”! (v. 105).

Nenhum comentário:

Postar um comentário