Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0175 - É PECADO COLOCAR DEUS À PROVA

 


“Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes” (1Co 10.9).


Frequentemente, ouvimos crentes dizendo que colocaram Deus à prova, fizeram prova de Deus, com Deus e coisas parecidas com essas que o apóstolo nos proíbe neste versículo que lemos, juntamente com mais quatro proibições tiradas da peregrinação de Israel durante 40 anos no deserto de Sinai. As demais proibições estão do v. 6 ao 10: não cobiçar as coisas más (v. 6), não nos tornarmos idólatras (v. 7), não praticar imoralidade (v. 8) e não murmurar (v. 10). Colocar Deus à prova (v. 9) é tanto pecado quanto desobedecer qualquer um destes!

A palavra que foi traduzida “Senhor” aqui, no original é Cristo. Tendo dito desde o v. 4 que a pedra que fornecia água para os hebreus daquela época era Cristo, Paulo prossegue na mesma intenção, afirmando que foi a Cristo que eles tentaram no episódio em que foram picados pelas serpentes venenosas (Nm 21).

O que aconteceu naquele dia foi que numa das pelejas de Israel contra um dos reis cananeus, este levou alguns israelitas cativos. Então Israel fez um voto ao Senhor, que se o Senhor lhes entregasse em suas mãos, eles destruiriam todas as cidades daquela região. O Senhor deu a vitória a Israel e, quando eles saíram para prosseguir viagem pelo deserto, começaram a murmurar, a comparar o deserto com o Egito e a desprezar o maná com toda força da alma, chamando-o de pão vil!

Paulo usa a palavra grega para “tentação” aqui neste versículo. Aquelas pessoas não estavam apenas colocando Cristo à prova, estavam-nO tentando, estavam aplicando um teste em Cristo, na esperança de que Ele falhasse! Por isso pereceram pelas mordeduras das serpentes!

Quando colocamos Deus à prova, estamos procurando depurá-lO, como se faz com o ouro ao tirá-lo da terra. Precisa ser depurado para extrair dele o seu melhor. De Deus não se extrai o melhor, porque não há nada de ruim que possa sair dEle! Deus é todo bom, nEle não há imperfeição! Testá-lO é afronta, é ofensa, é ultraje, é um insulto à Sua santidade! Ele sim, tem o direito de nos testar, visto que Ele é o Oleiro e nós somos o barro. Ele pode testar Seus vasos a hora que Ele quiser, mas o vaso jamais pode devolver essa moeda ao seu Criador!

Ainda que alguns usem o texto de Malaquias para responder que Deus mesmo disse para fazermos prova dEle, isso não se aplica mais no contexto da Nova Aliança. Lá, Ele disse para fazer prova caso Ele não abrisse as janelas do céu a um povo que Lhe roubava nos dízimos e nas ofertas. Hoje, nós não damos nossos dízimos e ofertas para sermos abençoados e caso não formos, fazermos prova de Deus, mas contribuímos porque já fomos abençoados e Sua obra é uma parte daquilo em que investimos com gratidão e liberalidade.

Colocar Deus à prova é pecado, pois o mandamento é claro: “Não ponhamos o Senhor à prova”! Devemos confiar e quem põe alguém à prova é porque não confia!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário