Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0173 - TUDO COOPERA PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS

 


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8.28).


Quase todas as vezes que nos aproximamos da Bíblia, nós a lemos superficialmente. Em outra parte das vezes, nós a lemos com as lentes dos pressupostos didáticos que nos foram passados pelos nossos tutores na fé. Uma porção de versículos bíblicos se encaixa nessa categoria (dos mal lidos e entendidos de forma equivocada) e este de Romanos é um deles.

Paulo vem falando que a criação geme por causa do pecado a que foi submetida, aguardando a redenção dos filhos de Deus; diz também que os salvos, os que têm as primícias do Espírito igualmente gemem, esperando a glorificação do corpo; e diz ainda que o próprio Espírito geme inexplicavelmente quando intercede por nós.

Tudo isso fala do descontentamento que devemos ter para com a Queda; fala do anseio que devemos nutrir pelo nosso estado futuro, para que todas as coisas sejam ajustadas à perfeição eterna. É disso que Paulo está tratando quando diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, inclusive toda imperfeição que nos envolve. Até isso Deus usa para nos conduzir para o Seu propósito.

Veja que Paulo diz que estas coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Quem são os que amam a Deus? São os que têm as primícias do Espírito (v. 23), isto é, os que nasceram de novo e receberam a natureza espiritual. Aqui no v. 28, Paulo diz que os que amam a Deus são aqueles que são chamados segundo o Seu propósito!

Sabemos que nem todos amam a Deus. Mas por que os chamados amam a Deus? João diz que é porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4.19). Mas Paulo também diz essa mesma coisa aqui no v. 29, só que em palavras diferentes. Ele diz: “Porquanto aos que de antemão conheceu”. “Conhecer” aqui significa amar intimamente. “De antemão” significa desde a eternidade. Portanto, nós amamos a Deus, porque Ele nos amou desde a eternidade! Por isso nem todos amam a Deus, porque o próprio Deus não amou a todos de modo salvador.

Mas aos que Ele amou desde sempre, diz Paulo: “também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Este é o propósito eterno de Deus: ter muitos filhos semelhantes a Jesus! E Ele usa até mesmo nossas imperfeições e gemidos, de forma que isso contribua para o bem, o grande bem que Ele estabeleceu, a saber, o de nos tornar à semelhança de Seu Filho Jesus Cristo! Juntos com a criação e o Espírito Santo gememos e aguardamos esse dia!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário