Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0171 - JESUS É A LÓGICA DE DEUS!

 


“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1).


Apesar deste versículo se parecer com o primeiro versículo da Bíblia, todavia, há uma diferença de sentido na palavra “princípio”. Lá em Gênesis, “princípio” quer dizer começo da criação, uma pausa, por assim dizer, na eternidade de Deus, para iniciar a contagem cronológica.

Aqui no Evangelho de João, “princípio” refere-se à eternidade, é o princípio antecedente a qualquer ponto cronológico existente, é a mente de Deus, Sua razão, Sua lógica, assim como a palavra grega que João usa, que é Logos (daqui deriva a palavra “lógica”). Esta mente de Deus é Jesus, que é eterno com Deus, sendo Ele mesmo Deus.

Por meio dEle, todas as coisas foram feitas. É por isso que tudo que foi criado tem lógica. Cada elemento do universo funciona por meio de um sistema de leis lógicas da física; fórmulas matemáticas são descobertas e elaboradas estudando-se a lógica dos princípios; deduções do raciocínio filosófico baseiam-se em premissas que precisam ser lógicas para serem válidas; a biologia observa um sistema lógico de ordem na leitura das informações genéticas dos seres; toda sequência precisa de uma lógica para que seja sequência, caso contrário, não pode ser sequência coisa nenhuma e assim, tudo o que existe está criteriosamente submetido à lógica divina!

Talvez o maior contrassenso dos ateus seja esse: tentar usar a lógica que pertence a Deus para negá-lo! Mas não deveriam, pois a lógica é de Deus, ela deriva da mente de Deus, o Logos é Cristo! Deveriam usar outro sistema, um sistema próprio que não use a lógica, para afrontar a Deus e negar Sua existência e não usar aquilo que não lhe pertence para fazê-lo!

Jesus não veio à terra e, por Se parecer com a lógica, Deus O chamou de Logos. Não. Toda lógica deriva dEle! É por causa de Jesus que existe a lógica, a matemática, as leis lógicas da física, aliás, quase todas as disciplinas de estudo terminam com o sufixo “logia”, que vem de lógica, que vem do Logos!

Assim, quando usamos o raciocínio e a lógica, estamos exercitando nossa mente de modo parecido com a mente divina. Por isso é impossível haver uma lógica que conclua definitivamente a inexistência de Deus, pois lógica não se contradiz. A não pode ser não-A no mesmo momento e lugar! Não-A é a contradição de A. Por isso, jamais a lógica do raciocínio humano poderá concluir que Deus não existe, pois a lógica do raciocínio vem de Deus e Deus não pode ser não-Deus.

Encerro com as palavras do apóstolo Paulo que sabia muito bem dessas verdades: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2Co 10.5 – NVI). Qualquer argumento que se levanta contra Deus, não pode vir de Deus, mas quem torna seu pensamento obediente ao Logos, que é Cristo, pode destruir completamente qualquer falácia do argumento humano!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário