Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0168 - O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

 


“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” (1Co 12.13).


A figura do batismo em relação ao Espírito Santo tem suas raízes remontadas aos tempos do AT. O profeta Isaías já dizia: “Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes” (Is 44.3). Ezequiel também falou do Espírito que batizaria os que recebessem o novo coração da parte de Deus: “Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados... Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo... Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos” (Ez 36.25-27).

Já na transição para a Nova Aliança, o profeta João Batista dizia aos que vinham ser batizados por ele nas águas do Jordão: “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3.11). O próprio Jesus comparou o batismo no Espírito às águas que fluiriam sobre todos os que nEle cressem de acordo com as Escrituras (Jo 7.38,39).

Devido a fortes experiências sensoriais no início do pentecostalismo, afirmou-se que os batizados no Espírito Santo recebiam um sinal, que era o falar em outras línguas – fazendo eco a algumas experiências dessa natureza no início da igreja primitiva no livro de Atos. Entretanto, esta crença experiencialista não pode definir doutrina e, ainda que ela aconteça, a Bíblia é que define o ensino sobre o batismo no Espírito Santo.

De acordo com 1Co 12.30, nem todos falam em línguas, entretanto, Paulo diz no v. 13 (o que lemos) que “todos” fomos batizados em um só Espírito. Pelo contexto anterior, esse “todos” aqui são “todos” os que fazem parte do corpo espiritual de Cristo (v. 12), que é a igreja, isto é, os salvos, os que creram. Portanto, os batizados no Espírito são aqueles que, como disse Jesus, creram nEle segundo as Escrituras.

Outra figura que corresponde ao batismo no Espírito que Paulo usa é o selo do Espírito (Ef 1.13). Alguns alegam que o batismo no Espírito é uma coisa e o selo é outra, entretanto, essa distinção não faz jus ao uso de figuras de linguagem do NT, onde os autores utilizam mais de uma figura para simbolizar a mesma realidade. Paulo diz que “tendo nEle também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”. Isto confirma o que disse Jesus, que quem nEle cresse segundo as Escrituras, seria batizado (ou selado) no Espírito Santo.

Se você creu em Jesus conforme diz a Escritura, então você foi batizado no Espírito e, ainda que nunca tenha falado em línguas, você foi selado com essa promessa gloriosa passando a ser propriedade de Jesus, até que Ele retorne para resgatar aquilo que é dEle!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: