Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0166 - CONSTRUIREMOS A OBRA SOZINHOS

 


“Ouvindo os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR, Deus de Israel, chegaram-se a Zorobabel e aos cabeças de famílias e lhes disseram: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui. Porém Zorobabel, Jesua e os outros cabeças de famílias lhes responderam: Nada tendes conosco na edificação da casa a nosso Deus; nós mesmos, sozinhos, a edificaremos ao SENHOR, Deus de Israel” (Ed 4.1-3).


No ano 722 a.C., o rei Sargão II havia levado Samaria para o cativeiro assírio e repovoou a cidade com vários estrangeiros das terras que ele e seu irmão que o antecedeu (Salmanaser V) haviam conquistado. Dessa forma deu-se início à miscigenação samaritana e, consequentemente, à hostilidade entre eles e os judeus.

Na época do repovoamento de Samaria, os novos moradores misturaram não apenas suas raças, mas também suas crenças e adoravam a seus deuses, bem como ao Deus de Israel também, isto é, fizeram um sincretismo religioso, tornando a adoração a Deus uma adoração falsa (2Re 17.33,34).

Judá também foi levado para o cativeiro em 586 a.C., mas começou o retorno para Jerusalém quase 50 anos depois. Os judeus estavam reconstruindo o templo de Deus que havia ficado em ruínas, quando alguns samaritanos chegaram para falsamente oferecerem seus serviços braçais e religiosos ao governador Zorobabel e seus auxiliares, argumentando que seus antepassados já tinham feito isso quando Samaria foi repovoada. Na verdade, sua intenção era obstruir e não reconstruir o templo.

Porém, Zorobabel e o sacerdote Jesua (que é o mesmo Josué do livro do profeta Zacarias – não o das muralhas de Jericó) perceberam a má intenção destes inimigos e lhes deram essa resposta: “Nada tendes conosco na edificação da casa do nosso Deus”!

Uma resposta como essa nos nossos dias soaria como uma intolerância religiosa, um preconceito, uma xenofobia e tantos outros xingamentos sociais que estamos cansados de ouvir nessa sociedade frouxa e covarde em que vivemos! Mas de fato, a igreja nada tem a ver com esse mundo, nem mesmo com as religiões que diluem a verdade em suas águas envenenadas do engano.

Um cristianismo frouxo, idêntico à geração que o cerca, está dando as mãos aos hipócritas para edificar o templo do Senhor, para expandir o reino de Deus, que na verdade não está edificando absolutamente nada para o Senhor e nem expandindo reino algum para Deus!

Como Zorobabel, Josué e os fiéis judeus do pós-exílio, a igreja deve expandir sozinha o reino de Deus, pois a ela e somente a ela foi confiado esse trabalho! Sem dúvida, eles invadirão esta obra para corrompê-la, mas que não seja porque demos as mãos a eles! Que Deus nos ensine a deixar de ser medrosos e a não nos unirmos com falsos profetas para realizar Sua obra!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário