Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 15 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0165 - TUDO É PURO PARA OS PUROS

 


“Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tt 1.15).


A igreja primitiva lidou com enormes dificuldades desde seu nascimento. Não bastassem as perseguições externas, que ceifavam as vidas de muitos fiéis, as heresias queriam se infiltrar para dentro da igreja, enfraquecendo sua essência.

Ainda bem que no 1º século, os apóstolos ainda estavam vivos e podiam definir com precisão cirúrgica o que era doutrina e o que era engano! Quando Paulo escreveu a Tito, que pastoreava na ilha de Creta, ele tinha a intenção de proteger a igreja dos excessos dos cretenses (v. 12), bem como dos excessos dos judaizantes (v. 10).

Os falsos mestres judaizantes eram os que saíam do judaísmo para o Cristianismo, mas queriam trazer consigo a bagagem da lei. No v. 10, Paulo os chama de “os da circuncisão”, pois eles queriam introduzir como prática cristã a circuncisão. Mas não satisfeitos com isso, pervertiam casas inteiras (v. 11), ensinando coisas inúteis por dinheiro!

O interessante é que estes faziam parte da igreja cristã naquela ilha. No v. 13, Paulo diz a Tito que os repreendesse severamente para que fossem sadios na fé. A fé aqui é a religião cristã. Eles eram cristãos, mas não eram sadios! Ocupavam-se com fábulas judaicas, ou seja, os contos orais e outros escritos sobre lendas; ocupavam-se com mandamentos de homens, isto é, o que se devia comer ou não, segundo as tradições humanas. Paulo chama isso de ensinos de “homens desviados da verdade” (v. 14).

Estes falsos mestres diziam conhecer a Deus, mas Paulo diz que eles O negavam por suas obras (v. 16). Nenhum crente, na opinião do apóstolo Paulo, deveria seguir o que eles ensinavam, pois eles não eram aprovados nas boas obras de acordo com o evangelho!

Por incrível que possa parecer, muitas dessas heresias que foram golpeadas pelos apóstolos naquela época, conseguiram retornar e encontrar lugar nas igrejas de hoje! É uma pena, pois como diz o v. que lemos, todas as coisas são puras para os puros. Nada na lei consegue mais nos contaminar, pois somos puros, nossa consciência foi lavada com a água pura (Hb 9.14; 10.22). Todavia, os que dizem servir a Deus assim, Paulo diz que sua mente e consciência estão corrompidas! Nada para eles é puro! Por mais que façam “boas obras”, no entanto, elas são contaminadas, pois procedem de uma mente contaminada.

Todavia, tudo ser puro para os puros não é uma licença para o pecado. Essa frase do apóstolo coloca uma cerca por trás de nós, mostrando que nada da lei pode nos contaminar, mas também coloca uma cerca à nossa frente, para que não demos ocasião à nossa carne vivendo na libertinagem do pecado.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário