Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 12 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0164 - A NUVEM DA GLÓRIA NO TABERNÁCULO

 


“Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo” (Êx 40.34,35).


Depois de uma exaustiva ordem divina para construir o tabernáculo, onde os detalhes prevaleciam, dentro de um período de quase 9 meses, Moisés conclui fielmente a construção deste santuário.

A obediência irrestrita de Moisés agradou a Deus, o Qual manifestou Sua presença como sinal de aprovação de tudo que Moisés e os filhos de Israel tinham feito para construir o tabernáculo de acordo com todas as ordens divinas. A nuvem, a mesma que guiava o povo no deserto, desceu e cobriu o tabernáculo! Ali estava a glória do Senhor! O texto nos diz que Moisés não podia entrar no tabernáculo, porque a nuvem estava sobre ele e a glória de Deus estava ali!

Moisés, representando a Lei, jamais poderia entrar onde a glória maior de Deus estava! Paulo nos diz que a Lei era gloriosa, mas sua glória era transitória. A sobre-excelente glória estava ali no tabernáculo! Não tinha lugar para a Lei!

Lembramo-nos de outra ocasião, bem no futuro, quando Jesus Se tabernaculou entre nós (como diz o Evangelista João no texto original – 1.14). Ele diz que viu Sua glória também. E isto no monte da transfiguração.

Mais uma vez Moisés estava presente, e mais uma vez sua imagem se dissipou diante da glória dAquele que resplandecia mais que a luz do sol! Mais uma vez a Lei se desfez diante dAquele que é o resplendor da glória de Deus!

Também no monte da transfiguração, temos a nuvem que desce sobre o Tabernáculo Vivo de Deus! Da nuvem saiu uma voz que disse aos três discípulos confusos: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo! A Ele ouvi!” (Mt 17.5). Assim como a nuvem guiava os filhos de Israel até que chegassem à terra prometida, assim também a voz de Deus nos guia em direção a Jesus.

Muitos ainda buscam a glória da lei, que está aquém de Cristo; outros, por sua vez, procuram uma glória além de Cristo, mas também em vão! Devemos compreender, de uma vez por todas, que a glória de Deus é Cristo, a beleza de tudo que há, que já houve e haverá, tem Cristo como padrão. É nEle que o Pai tem satisfação e bem faremos se também nEle estiver o nosso prazer! Que toda a glória seja para Aquele que é a Glória!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário