Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 10 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0162 - QUANDO A REPREENSÃO É UM REMÉDIO SEM EFEITO

 


“O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio” (Pv 29.1).


A Bíblia nos informa que a repreensão é uma ação de quem deseja o bem de quem é repreendido. O salmista nos diz: “Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu repreendes, a quem ensinas a tua lei” (Sl 94.12). Em Hb 12.5,6 temos a mesma perspectiva; o autor nos diz para não nos desanimarmos quando formos repreendidos pelo Senhor, porque “o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho”.

Entretanto, nem todos os repreendidos serão conduzidos de volta ao caminho da obediência. Este provérbio que lemos é uma severa advertência que mostra o drástico fim dos que insistem em sua obstinação contra a repreensão.

Um exemplo muito óbvio na Bíblia é o rei Saul. Por vezes ele se rebelou contra o Senhor, mesmo que não nos pareça tão afrontador. Já havia oferecido o sacrifício sem esperar pelo profeta Samuel (1Sm 13) e, depois de ter recebido uma ordem do Senhor para destruir totalmente os amalequitas, executou a ordem do jeito que achou melhor. O seu parecer, na sua própria opinião, era uma visão melhor que a de Deus (1Sm 15). Resultado: foi rejeitado pelo Senhor com as famosas palavras do profeta: “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1Sm 15.23).

Ninguém deve ser repreendido ao bel prazer do que repreende. A repreensão tem que partir da Palavra de Deus bem interpretada e bem aplicada. Ela deve ser feita nos moldes que a Palavra ordena. Paulo nos instrui de uma maneira bem clara como isso deve acontecer no meio da igreja. Ele diz: “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gl 6.1). No próximo versículo, ele diz que devemos levar as cargas uns dos outros para cumprirmos a lei de Cristo. Assim, vemos que a repreensão a um irmão, deve ter a intenção de ajudá-lo a levar sua carga.

Entretanto, mesmo no meio da igreja, há os que têm sua consciência cauterizada (1Tm 4.2). Essas pessoas serão repreendidas, mas serão obstinadas, mesmo tendo convicção de seu erro claramente apontado pela Palavra de Deus. Elas desprezarão os que as corrigem. Serão orgulhosas por algum motivo, seja por algum cargo que ocupam na igreja, ou por teimosia rebelde; seja por dureza de coração, ou por não ter humildade para reconhecer seu erro.

O aviso que a Bíblia dá para os tais é este: serão destruídos, quebrados repentinamente, sem que haja cura ou remédio para si. A pergunta é: até que ponto temos nos curvado para as repreensões de Deus sobre nós? Temos nos humilhado, ou como Saul, achamos que temos mais razão do que todos, até mais do que Deus?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário