Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0159 - O AMOR E A CRIANÇA ESPIRITUAL

 


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino” (1Co 13.11).


As crianças se deslumbram com tudo que lhes é dado. Não importa a elas se os presentes que estão ganhando são caros ou não. Importa-lhes que estão sendo presenteadas. A gratidão nos olhos de uma criança suplanta o preço de qualquer presente que lhe está sendo oferecido!

Entretanto, elas crescem. As coisas passam a adquirir outro valor. Agora elas saberão o que significa preço, sacrifício, amizade (e até mesmo inimizade)! A maturidade serve de classificador dos valores que agora lhe são apresentados.

Por mais que os dons espirituais sejam fascinantes, Paulo diz que o tratamento com eles é de criança quando se compara à verdadeira maturidade cristã, que é o amor! Enquanto ainda não chegamos ao ponto de sermos colhidos no pomar de Deus, os dons são nossos brinquedinhos de alegria. São presentes da graça de Deus para nós (charismata, no grego, de onde vem a palavra charis, graça). Entretanto, são nos dados porque ainda somos crianças.

As línguas, por exemplo, sem o amor, são como o bronze que soa ou o címbalo que retine (v. 1). Isso tem graça para criança, mas não para um homem! A profecia, o conhecimento de mistérios, a ciência e a fé miraculosa não nos torna em absolutamente nada sem o amor (v. 2)! O dom da misericórdia e do martírio, sem o amor, de nada aproveita (v. 3)! Crianças espirituais se gabam de serem profetas, de terem conhecimento, de transportarem montes com sua fé! Crianças espirituais gritam pelos quatro cantos seus atos de caridade para com o necessitado e fazem propaganda do martírio! Mas não os maduros no amor!

Se invertermos os vs. 4-7, veremos que tais qualidades invertidas se aplicam a crianças. Por exemplo, meninos espirituais é que são impacientes, ciumentos e soberbos (v. 4). Meninos espirituais é que são inconvenientes, egoístas, exasperados e ressentidos (v. 5). Meninos espirituais é que são vingativos e encobrem a verdade (v. 6). Meninos espirituais não gostam de sofrer o dano, são incrédulos, desesperados e chutam o balde (v. 7).

Por isso Paulo diz que “em parte conhecemos e em parte profetizamos” (v. 9). Porque ainda somos crianças... isso não é ruim, desde que seja “em parte”. Se formos todo profecias e demais dons, então somos apenas crianças! Mas sendo “em parte”, significa que estamos amadurecendo. Quando chegar o que é perfeito, então o que é em parte terminará (v. 10).

A mesma coisa ele diz no v. 12, porém com outra figura: “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face”. Quem vê as coisas espirituais obscuramente, ainda é criança, é menino, mas quando formos aperfeiçoados, veremos face a face! Somente o amor pode fazer isso conosco!

Aquele que não ama não conhece a Deus (1Jo 4.8). Pode ter dons e operar milagres, mas só será mais que criança quando for aperfeiçoado no amor!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário