“Deus é o nosso
refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações” (Sl 46.1).
Desde a Queda, o mundo ficou sujeito a todo tipo de intempérie que se possa imaginar e as que não se podem também. As catástrofes atingem não só a natureza, mas a própria humanidade.
Em janeiro de 2011, uma sequência de chuvas fortes atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, causando enxurradas e deslizamentos de terra, ceifando a vida de, segundo fontes, 905 pessoas, superando total registrado em enchente que matou 785 no Estado em 1967, sendo esta considerada a maior tragédia do Brasil até então.
Poderíamos multiplicar os exemplos de tragédias que acontecem em todo o mundo desde que Adão pecou, mas o que importa relatar aqui é que este salmo mostra não somente o poder de Deus sobre todos esses infortúnios, como também a confiança daquele que se ampara no Senhor!
É o que o salmista diz nos vs. 2,3: “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”. Só não teme aquele que confia. O salmista contrasta toda essa fúria cataclísmica com a calma de um rio nos vs. 4,5: “Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde o romper da alva”.
Sim, de fato há um rio que traz alegria à cidade de Deus. É o fluir do rio de águas vivas que jorram do interior daquele que crê em Jesus Cristo (Jo 7.38). Os crentes são a morada de Deus, Seu santuário (1Co 3.16). E é o Espírito Santo, este rio que habita no meio da igreja que lhe traz segurança. Ela jamais será abalada.
Apesar deste salmo ser um cântico de exaltação a Deus, o próprio Deus toma a palavra no v. 10 e Ele mesmo diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra”. Ele ordena que nos aquietemos, que descansemos, que confiemos. Ele é Deus, não há outro!
Não se abale com tudo isso que se abala! A criação será
realmente abalada até suas mais profundas estruturas, mas os que confiam no
Senhor estarão seguros eternamente!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Nenhum comentário:
Postar um comentário