Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 15 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0152 - PRESERVANDO A PALAVRA DA VIDA

 


“Preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente” (Fp 2.16).

A igreja tem muitas responsabilidades na terra enquanto portadora do evangelho. Só aqui no cap. 2 de Filipenses, Paulo elabora algumas delas.

No v. 2, ele diz que os crentes devem ter a mesma forma de pensar, o mesmo amor, devem ser parceiros de alma, não fazer as coisas por politicagem, mas sim por humildade, devem considerar os outros superiores a si mesmos, não pensar em suas próprias coisas, mas essencialmente nas do outro. No v. 12, ele roga obediência da igreja em sua ausência, ordenando que desenvolva a salvação com temor e tremor e no v. 14, manda que tudo que for feito, seja sem resmungo ou disputa.

Mas entre todas estas obrigações estava uma que era primordial para o apóstolo. Ele queria que a igreja preservasse a Palavra da Vida. Se a igreja vivesse tudo que ele havia falado antes, mas negasse a Palavra da verdade, Paulo acharia que perdeu tudo, que seu trabalho foi vão. “Preservar” significa “reter, guardar para si, segurar firmemente”. E Paulo qualifica a Palavra aqui como “palavra da vida”, isto é, a palavra que produz vida naquele que a ouve.

Suponhamos que a igreja não observe esse dever de preservar a Palavra, que é da vida, permitindo sua mistura ou diluição... o que acontecerá com os que a ouvirem? Absolutamente nada! Eles permanecerão no estado em que se encontram, mortos. A Palavra só é da vida se ela permanecer inalterada. De outra forma, ela produzirá qualquer coisa, menos vida.

Paulo apela para o Dia de Cristo, ou seja, o Dia do Juízo. Neste dia, as coisas serão colocadas no aferidor de Cristo. As igrejas locais serão julgadas pelo crivo do Senhor, se de fato proclamaram a Sua Palavra da vida, ou se adulteraram a proclamação e por qual motivo.

No entanto, Paulo não ameaça a igreja ou seus pastores. Mas ele pensa em seu próprio trabalho. Com tanto ardor, esse grande apóstolo fundou várias igrejas, sempre com a Palavra da vida, sempre com a verdade do evangelho. Mas ele pensa que no Dia de Cristo, muitas dessas igrejas que ele mesmo fundou, não passarão pelo crivo do nosso Senhor! E isto ele sente como enorme decepção! Ele chama isso de esforço inútil (trabalho copioso e vazio)!

Infelizmente aconteceu isso com uma das igrejas que Paulo fundou, a igreja de Éfeso! Vemos que obra gloriosa em At 19 a fundação dessa igreja. Lemos a carta mais teológica de toda a Bíblia, escrita por esse apóstolo a essa igreja tão virtuosa. Mas em Apocalipse, cerca de 40 anos depois de sua fundação, Jesus repreende a igreja de Éfeso, dizendo que se não se arrependesse, Ele apagaria a sua lâmpada (Ap 2.5). Isso aconteceu gradativamente. No séc. V, um surto de malária declinou a cidade; no séc. VII, os turcos arrasaram os moradores dali; e finalmente, no início do séc. XV, ela foi totalmente destruída!

Cada igreja atualmente deveria repensar o que está fazendo com a Palavra da vida, se a está diluindo ou se a está preservando!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: