Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 13 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0151 - MOISÉS E A COMUNHÃO COM DEUS

 


“Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Rogo-te que me mostres a tua glória. Respondeu-lhe: Farei passar toda a minha bondade diante de ti e te proclamarei o nome do SENHOR” (Êx 33.15,18,19).


Em um grande momento de intimidade com o Senhor, Moisés ousa pedir a Deus algumas coisas bem profundas, nem mesmo disponíveis para sua época. Por causa da idolatria do povo com o bezerro de ouro, Deus havia prometido que Seu Anjo iria com o povo, mas Ele mesmo apenas vingaria o povo de seu pecado (32.34).

Contudo, Moisés sabia que Deus o amava, que Deus o conhecia pelo nome, isto é, Deus tinha prazer em ter um relacionamento íntimo com Moisés (33.12), por isso Lhe roga que Sua santa presença vá com eles, guiando-os pelo deserto! E Deus diz: “A minha presença irá contigo, e Eu te darei descanso” (33.14)! Mas Moisés quer mais... ele quer contemplar a glória do Senhor (v. 18)! E Deus lhe promete que sim, fará passar diante de Moisés toda Sua bondade e lhe proclamará Seu nome!

Isso acontece nesse momento de profunda intimidade e comunhão com Deus. No final do cap. 33, Deus mandou que Moisés ficasse entre as fendas de uma rocha, enquanto o Senhor cobria com a mão até que passasse e então Moisés O veria pelas costas (33.21-23). Era exatamente assim que o povo via Moisés. “Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda” (33.7,8). Agora era assim que Moisés veria a Deus...

A revelação prometida se cumpre no cap. 34.6-8: “E, passando o SENHOR por diante dele, clamou: SENHOR, SENHOR Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade. E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou”. Eis aqui vários nomes com os quais Deus Se revela a Moisés. O Senhor da Aliança, Deus Fiel, o Deus da compaixão, da misericórdia e benignidade...

Ficamos impressionados com as costas de Deus, mas não percebemos que Deus Se revelou em Seu nome? Ficamos admirados com a teofania, a manifestação visível de Deus e nos esquecemos que antes de mostrar Seu nome, Sua personalidade a Moisés, Deus lhe mostrou Suas leis? Nelas é que encontramos o caráter de Deus e é Seu caráter que deve nos levar a adorá-lO! Foi isto que fez Moisés – O adorou (v. 8). Quanto mais dEle conhecermos, mais O adoraremos!

Moisés permaneceu ali 40 dias e quando desceu, seu rosto brilhava (34.28-35). Este é o resultado de quem anda em comunhão com Deus. A luz divina passa a brilhar em seu rosto. Não são nossas trevas que vão escurecer a Deus, mas Sua luz que brilhará em nós.

O brilho dele desvaneceu, pois pertencia ao antigo pacto. E nós, temos desenvolvido uma comunhão tão profunda, a ponto de conhecermos o nome do Senhor, de ficarmos tanto com Ele que Sua luz passe para nosso rosto? Lembre-se: a glória da nova aliança é permanente e, por ela, somos transformados à imagem de Cristo de glória em glória (2Co 3.18).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários: