Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 11 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0148 - A LAVOURA DOS ÍMPIOS É PECADO

 


“Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavoura dos ímpios é pecado” (Pv 21.4).


O livro de Provérbios faz afirmações inacreditáveis e praticamente inaceitáveis sobre a pessoa do ímpio. Nossa geração não suporta algumas falas do sábio. Nem mesmo crentes conseguem conviver com a realidade nua e crua que Salomão traz em seu escrito inspirado e, para não negar a inspiração, na melhor das hipóteses, tentam dar um outro sentido quando leem essas declarações importunas, que na realidade incomodam nossa geração frouxa e mole.

Um exemplo disso é quando ele diz que Deus fez todas as coisas para seus determinados fins, até o ímpio para o dia do mal (16.4). Os crentes ficam abismados com tal asseveração e inventam dezenas de sentidos diferentes, dizendo que não foi isso o que Salomão quis dizer. Tentando adequar a Bíblia à sua compreensão anêmica, acabam por ficar em maus lençóis, pois praticam uma heresia, atribuindo um significado que a Bíblia jamais afirmou. Enfim, dizem o que a Bíblia não diz e negam o que ela diz.

Outra coisa que diz em Provérbios é que Deus abomina a oração do ímpio, ainda que acompanhada de sacrifícios (15.8). Mais uma vez essa geração moleirona não suporta isso. Inventa outro significado completamente estranho ao que o versículo diz com clareza, afirmam que este sentido estranho e incompreensível é que é o verdadeiro e não aquele sentido claro que está ali escrito.

O mesmo acontece com este versículo que lemos, que diz que até a lavoura dos ímpios é pecado. Muitas versões traduziram por “lâmpada”, porque a palavra hebraica não tem diferença na escrita entre “lâmpada” e “solo novo”, apenas na pronúncia. “Lâmpada” no hebraico é ner e “lavoura” é nir. Mas por que razão até a lavoura dos ímpios seria pecado contra Deus?

O fato de o ímpio lavrar a terra que é de Deus, plantar a semente de Deus, ver a operação de Deus na sua plantação, como envio da chuva, orvalho, sol, crescimento da planta, produção do fruto, etc. e continuar ímpio, em rebelião contra Deus não é um pecado simples. Ele usa tudo de Deus contra Deus! Ele se beneficia das coisas de Deus em franca oposição a Deus. Ou negando Sua existência, ou blasfemando dEle, ou rejeitando Sua mensagem, enfim, várias são as maneiras de expressar seu pecado contra Deus. O versículo diz que seus olhos são altivos e seu coração orgulhoso. Por certo, ele quer dizer que o ímpio atribui todas as benesses de sua lavoura a si mesmo, quando na verdade, utilizou-se de tudo que pertence a Deus e no fim Lhe roubou a glória!

Nossa geração de crentes medrosos deveria saber que é dessa forma sim, que a Bíblia descreve os ímpios. Eles não têm nada de Deus, a não ser o que lhes resta de Sua santa imagem. Apenas desfrutam do que é dEle, mas todas essas bênçãos lhes serão como um laço, que no fim, puxará os ímpios à perdição para a qual, de acordo com 16.4, eles já foram feitos para isso mesmo.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Meu amado JESUS CRISTO, que a cada dia eu possa continuar me tornando um CRENTE VALENTE, obrigado por ter o conhecimento e entendimento de a cada dia querer mais de TI e menos de mim. ATT: MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Sim, damos graças a Deus porque por meio de Cristo somos aceitos diante de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Amém!
    Disse Steven Lawson:
    " A Bíblia não é difícil de entender. Ela é difícil de engolir".

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! Até mesmo crentes dão um "jeito" nela quando não lhes agrada o que ela diz

    ResponderExcluir