Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 9 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0147 - COMO TRATAR UM HEREGE

 


Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada” (Tt 3.10,11).


A característica mais predominante nos relacionamentos dos nossos dias é o que se chama de “politicamente correto”, ou seja, o estilo de falar que não ofende, o estilo de conviver com as diferenças, independente de quais sejam. Obviamente que o cristão não deve ser alguém grosseiro e estúpido, além do que deve saber de fato conviver com as diferenças.

Contudo, entre os que se declaram cristãos, deve haver uma única norma que os rege. E esta norma, sem dúvida alguma deve ser a Palavra de Deus. Viver fora da regência da Escritura e dizer que é cristão é um disparate que não deve ser aceito em nome da conveniência. Paulo avisava aos coríntios que não se associassem com os impuros (1Co 5.9). Mas ele explica no próximo versículo que não estava se referindo aos impuros mundanos, senão os crentes teriam que sair do mundo. Mas era pra não se associar com os que, dizendo-se cristãos, se comportassem como impuros (v. 11).

Escrevendo a Tito, Paulo diz a mesma coisa, porém com relação aos falsos mestres. O homem faccioso que diz aqui, no grego é literalmente “herético”. O procedimento de um pastor para com um herege é adverti-lo uma ou duas vezes, depois disso evitá-lo (o significado do termo no grego é “rejeitar, recusar, destratar, depreciar”).

Porém, em nome da paz, a verdade é sacrificada. Lutero dizia: “A paz, se possível; a verdade, a qualquer preço”. O autor aos Hebreus diz: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14), ou seja, a santificação não deve ser sacrificada em nome da paz. Ele não diz “sem as quais”, mas diz no singular, “sem a qual”, referindo-se à última virtude de que tinha falado, a saber, a santificação.

Quando a paz compromete a verdade, devemos ficar com a verdade. Esse tipo de paz que sucumbe a verdade não é paz verdadeiramente cristã. A paz cristã de verdade às vezes traz espada (Mt 10.34).

A ordem de Paulo a Tito é que não faça paz com herege. Tito devia saber e os pastores de hoje também, que o herege já está pervertido, ou seja, desviado e, de acordo com este versículo, está por si mesmo condenado.

O problema é deixar essa pessoa em paz, pois quando se deixa um herege em paz, ele corrompe outros e no fim gera facção, isto é, partidarismo, divisão e seita! Será este o papel de um pastor? Deixar o rebanho do Senhor nas mãos de um homem pervertido, vendo as ovelhas se corrompendo juntamente com ele e não fazer nada? De modo nenhum. A função é advertir seriamente o sujeito e, não havendo sucesso, rejeitá-lo. Devemos guardar o rebanho e não o herege, ele já está condenado.

Que o Senhor nos dê pastores segundo o Seu coração, que apascente com conhecimento e inteligência (Jr 3.15). Que sejam corajosos para espantar os destruidores e ladrões do rebanho e não covardes que em nome de uma suposta paz se calam diante da destruição das ovelhas de Jesus!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. UMA HONRA E PREVILÉGIO SER PASTORIADO, CONFORTADO, ADMOESTADO E AMADO POR VC MEU E NOSSO AMADO PASTOR CLEILSON. ATT: MARCOS FEITOZA

    ResponderExcluir
  2. Amém! A honra é minha também e a glória sempre do nosso Deus!

    ResponderExcluir