Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 7 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0145 - A PERGUNTA DE DEUS A JÓ

 


“Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó: Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular?” (Jó 38.1,4,6).


O livro de Jó é um enigma até os nossos dias. Não tanto para nós, que sabemos de toda a trama do que aconteceu entre Deus e Satanás e de como Deus entregou Jó na mão de Satanás (exceto sua vida) para prová-lo. Mas Jó não sabia de nada disso e, ao que parece, morreu sem saber.

De todos os questionamentos de Jó, no percurso de sua provação, Deus não lhe responde absolutamente nenhum! Ao contrário, o Senhor lhe aparece no meio de um redemoinho e lhe faz perguntas. Jó fazia perguntas de suas obras para Deus; e Deus faz perguntas de Suas obras para Jó. O problema é que Jó não sabia responder nem suas questões, muito menos as de Deus!

Várias perguntas de Deus calaram Jó. Mas esta do v. 6 foi cristológica! Sobre que estão fundadas as bases da terra? Estão fundadas em Cristo! Sim, Ele é o Redentor que Jó sabia que vive e que por fim Se levantaria sobre a terra (Jó 19.25)! Mas Jó não sabia que Ele é eterno, que Ele é o Verbo e estava com Deus e o Verbo era Deus (Jo 1.1). Jó não sabia que todas as coisas foram feitas por intermédio dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez (Jo 1.3).

Já para o autor aos Hebreus, a ele foi revelado esse mistério. Ele diz: “nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” (Hb 1.2,3). O termo grego é charaktēr, isto é, um instrumento usado para gravar sua imagem, uma impressão, como de um anel em uma porção de cera, por exemplo, que os reis usavam para selar uma correspondência. Jesus é a expressa imagem do ser de Deus. É a visibilidade do Deus invisível. Por Ele, não somente Deus fez o universo, como também sustenta por Ele tudo que foi criado. Jesus é a Pedra Angular de Deus!

Aos apóstolos também isto foi revelado. Paulo dizia aos efésios: “edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular” (Ef 2.20). E Pedro dizia aos cristãos de sua época: “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” (1Pe 2.4). Jesus é a Pedra, não somente de fundamento da igreja, mas de fundamento de todas as coisas!

Jó descobriu que a grandeza de Cristo era maior em importância do que seu inexplicável sofrimento. Morreu satisfeito em saber que antes só conhecia Deus de ouvir falar, mas agora O contemplava de perto (Jó 42.5). Quando conhecemos a Deus apenas de ouvir falar, ficamos presos às coisas daqui; mas quando O contemplamos e temos experiência com Ele, tudo aqui fenece e somente Ele importa! Soli Deo Gloria!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: