Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 6 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0144 - FERIR A ROCHA, FALAR À ROCHA

 


“Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água para que o povo possa beber. Assim, pois fez Moisés à vista dos anciãos de Israel” (Êx 17.6).

“Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha perante os seus olhos, que ela dê as suas águas. Assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais” (Nm 20.8).


Conhecemos o triste episódio da proibição divina que Moisés não entrasse na terra prometida por não ter obedecido a Deus na ordem para falar à rocha e não feri-la. Sabemos também que ele reagiu daquela forma por causa da murmuração constante do povo de Israel. Entretanto, temos aqui uma curiosidade.

No primeiro texto, o Senhor ordena que Moisés fira a rocha; no segundo, que ele apenas fale a ela. Das duas maneiras, ela verteria água para o povo. Como sabemos, em ambos os casos, Moisés feriu a rocha. Não sabemos se foi o ímpeto de sua ira contra o povo que o fez agir de modo desobediente, ou se foi realmente por desconsiderar os detalhes da ordem divina. O que sabemos é que Moisés não cumpriu a ordem do Senhor como lhe fora dada.

Moisés não era ignorante quanto ao fato de Deus ser detalhista. Pois Deus já lhe havia dado as instruções de como construir o tabernáculo em detalhes e a ordem foi: “Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou” (Hb 8.5). Portanto, Moisés sabia que Deus era detalhista. A ordem de ferir a rocha foi dada antes de construir o tabernáculo; a ordem de falar à rocha foi bem depois, na época da morte de Miriã e Arão, próximo da morte do próprio Moisés.

A lição é que não podemos ser deliberados quanto às ordens divinas. As coisas não são do nosso jeito. Se elas têm diferença, Deus sabe por quê. A nós cumpre obedecer e não opinar. Sabemos que Moisés, representando a lei, não podia fazer entrar o povo, pois figurava a impossibilidade da lei de salvar. Mas Josué, cujo nome é o mesmo de Jesus, esse sim, tipificava o Salvador e o fato de fazer o povo entrar, representava a salvação pela graça e não pela lei.

No entanto, a lição permanece. As ordens divinas devem ser cumpridas e não adequadas. Não estamos aqui para “melhorar” as determinações de Deus e sim apenas para obedecer. Futuramente, Paulo diria que a rocha era Cristo (1Co 10.4). Mas o próprio Moisés já havia reconhecido isso depois de sua desobediência ter-lhe custado um alto preço. Ele disse: “Ele é a Rocha; suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é ele” (Dt 32.4).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

4 comentários:

  1. Que Eu !, (nóis) ; possamos acabar com essa besteira em achar que poderiamos de alguma inútil maneira dar uma "maozinha" pra DEUS em favor de nossos Interesses ou etc... somos um nada, estamos respirando mediante a graça e MISERICÓRDIA dELE, que possamos obedecer e pronto.

    ResponderExcluir
  2. Amém, amém! Que Deus nos dê sabedoria para confiarmos em Sua Palavra!

    ResponderExcluir