Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 4 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0142 - PEDRO, TU ME AMAS?

 


“Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Ele lhe disse: Apascenta os meus cordeiros” (Jo 21.15).


Uma das coisas que deixam o ser humano mais decepcionado consigo mesmo é a negação de uma verdadeira amizade. Não é fácil construir uma amizade que seja verdadeira e, mantê-la para que seja duradoura, parece ser ainda mais difícil.

Quando se trata da fé cristã, do amor que temos por Jesus, é algo ainda mais desafiador para nós, porque o amor exigido a Deus é que seja o maior de todos, o mais esforçado de todos. O maior mandamento é que devemos amar a Deus de todo nosso coração, alma, entendimento e forças (Dt 6.5; Mc 12.30).

O fato é que não amamos a Deus desta forma. Admitimos de pronto que nosso amor por Ele precisa melhorar a cada dia. Porém, algo muito sério pode nos ocorrer quando não sustentamos nosso amor por Jesus: podemos como Pedro, negá-lo! A questão é muito séria, porque Pedro não negou a Jesus premeditadamente. Ele imaginava que poderia sustentar seu amor por Cristo e, apesar de avisado que não podia, protestou e, no fim das contas, negou!

O desespero tomou conta do coração daquele homem, pois viu que ele não era quem queria ser! Não é que ele não queria, mas que ele não podia... talvez a maior decepção seja com nós mesmos, pois descobrimos que não somos o que gostaríamos de ser porque não temos poder para ser...

Um homem desiludido e autodecepcionado busca apenas afastar-se. E foi o que Pedro fez. Ele disse: “Vou pescar” (v. 3). Na mente dele, ele já havia traído seu Amigo, não havia mais esperança, teria de viver com essa decepção de si. Mas Jesus não desiste. Ele vai atrás do homem decepcionado. E a conversa de Jesus com ele não é de cobrança, de censura, mas de um amor insuperável! “Simão, tu me amas”? Um novo desafio surge diante de Pedro: já não posso garantir que meu amor por Ele seja inabalável! Mas não é isso que Jesus quer saber. Ele apenas quer que Pedro diga que O ama!

Voltando a confessar seu amor por Cristo, ainda que balbuciado e trôpego, Pedro podia ser restaurado, podia superar sua negação e sua decepção. Como se Cristo dissesse: “Eu sei, meu rapaz, que seu amor é frágil e pequenino, mas não Me importa isso. Apenas Me importa que você esteja de volta” e vem a palavra-chave: “Apascenta os Meus cordeiros... Eu te quero aqui e não lá”!

Talvez seja essa sua experiência, tão ruim quanto a de Pedro, de se garantir em uma postura que não estava em seu poder e, no fim das contas, você se decepcionou tanto consigo mesmo, como imagina que decepcionou a Deus! Mas não é com sua negação que Cristo Se importa. Agora que você viu que não pode se garantir, deixe que Ele te garanta! Apenas balbucie, apenas sussurre aos ouvidos dEle que você O ama... Ele sabe o que isso significa!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

5 comentários: