“Portanto, tornai a
levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se
desvie inteiramente, antes seja sarado” (Hb 12.12,13).
Se tem uma advertência na Bíblia que não permite frouxidão é a advertência contra o desânimo e a desistência. Sempre vemos recomendações como as que foram feitas a Josué, Gideão, Ezequiel, Elias e muitos outros personagens bíblicos dizendo coisas como “sê forte e corajoso”, “levanta-te, tem bom ânimo”, “não temas, sou contigo”, etc.
Por outro lado, encontramos também uma condenável falta de companheirismo entre os crentes, pois mesmo que vejam muitos de seus irmãos cansados, raramente se põem ao lado para ajudar em sua caminhada.
Esse texto nos faz lembrar de Moisés, que ficou no monte intercedendo pelo exército de Israel, comandado por Josué. Enquanto suas mãos ficavam estendidas, Josué obtinha vitória naquela guerra contra os amalequitas. Entretanto, quando as mãos de Moisés se cansavam e abaixavam, Israel perdia a guerra. O relato nos informa que o irmão e o cunhado de Moisés estavam com ele e seguravam suas mãos, um de cada lado, para que a vitória fosse concedida plenamente a Israel (Êx 17.8-16).
Ainda que o Senhor requeira de nós que essa postura seja individual, todavia, não podemos desconsiderar que há pessoas ao nosso redor cujas mãos estão muito mais cansadas que as nossas e que precisam do nosso apoio; há pessoas cujos joelhos estão desconjuntados e, se não fizermos veredas direitas para os nossos pés, estas pessoas vão caminhando irregularmente, até que por fim estejam completamente fora do caminho!
Entretanto, somos chamados para nos sarar mutuamente. Nossos relacionamentos como cristãos precisam promover cura e restauração. De acordo com o v. 14, os caminhos direitos que precisamos promover são os caminhos da paz e da santificação, sem a qual, ninguém verá o Senhor. O caminho da paz fala dos nossos relacionamentos horizontais, isto é, com todas as pessoas, enquanto que o caminho da santificação fala do nosso relacionamento vertical, isto é, com Deus.
São estes caminhos que precisam ser cultivados na igreja do
nosso Senhor, para que aqueles que ajudamos a levantar suas mãos cansadas
possam andar por estes caminhos, ajustando seus joelhos na paz, na comunhão e
na santidade, até que por fim, estejam sarados, no caminho direito. Que o
Senhor nos ilumine sobre nossa responsabilidade.
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Gloria a DEUS por mais essa palavra meu pastor, busco em DEUS o aperfeiçoamento dos meus relacionamentos horizontais e o meu relacionamento HORIZONTAL com CRISTO, que a busca da PAZ e de uma vida de SANTIFICAÇÃO possa a cada dia crescer no SENHOR. ATT: MARCOS FEITOZA.
ResponderExcluirGarças a Deus! Não seria vertical com Cristo? Que seja continuamente abençoado meu querido!
ResponderExcluirSim, nosso relacionamento horizontal com todos irmãos é vertical
ResponderExcluirCom Cristo em uma vida de santificação. Glória a Deus 🙌
Loide Regina