Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 1 de julho de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0139 - VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO

 


“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14-16).


A metáfora da luz, utilizada por Jesus para comparar Seus seguidores, traz de imediato seu significado óbvio, a saber, que assim como a luz não pode ser escondida, assim também as boas obras de um crente não podem ficar ocultas.

Mas prestemos atenção mais de perto a essa figura. Primeiro Jesus diz que Seus discípulos são a luz do mundo em sentido coletivo. Ninguém é luz sozinho, a não ser o próprio Jesus, que disse algumas vezes: “Eu sou a luz do mundo”. No mais, somos refletores desta luz original. O cristão não é luz por si mesmo, mas tem sua luz derivada de Cristo, como a lua tem a sua luz derivada do sol. Portanto, não existe crente que brilha sozinho, que congrega sozinho, que está ligado diretamente a Cristo sem estar ligado à igreja.

Quando Jesus nos compara à luz neste mundo, Ele está atestando que este mundo jaz no maligno, que ele está em trevas. A igreja é o único povo que tem luz espiritual nesse mundo, pois a luz vem pelo evangelho e a igreja é a portadora do evangelho. O diabo, porém, cega os incrédulos deste mundo para que não lhes resplandeça a luz do evangelho (2Co 4.4).

Depois Jesus diz que é impossível que a luz da igreja fique escondida. Ele diz que “não se pode escondera cidade edificada sobre um monte” e depois diz que “alumia a todos os que se encontram na casa”. As palavras e ações da igreja devem transpor todo obstáculo das trevas deste mundo, seja publicamente (como na metáfora da cidade sobre o monte), seja particularmente (como na metáfora da luz na casa).

Finalmente, Jesus fala sobre a expressão de humildade do crente. O que tem que resplandecer é sua luz e não ele próprio. Quem é a luz do crente? É o próprio Cristo! Portanto, Ele é quem deve resplandecer na nossa vida e não nós mesmos. Diz também que os homens devem ver nossas boas obras e não a nós.  Não é o crente que deve aparecer e sim aquilo que ele faz para Deus perante esse mundo. Depois Jesus conclui que os homens glorificarão ao nosso Pai que está nos céus e não a nós. Esse é o papel da humildade na hora de brilhar a luz.

Como poderão os homens ser iluminados por nossa luz, verem nossas obras e não glorificarem a nós, e sim a Deus? Quando entendermos o que disse Paulo aos efésios: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” (Ef 5.8). Nós também éramos trevas. E mesmo agora que somos luz, não o somos por nós mesmos, mas somos luz no Senhor. Assim será Deus e não nós glorificado! “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome seja a glória” (Sl 115.1).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário