“Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito e sirvam ao Senhor. Se, porém, não agrada a vocês servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas eu e a minha família serviremos ao Senhor” (Js 24.14,15).
Algumas verdades que Josué disse ao povo depois da difícil tarefa de possuir a terra prometida precisam ser relembradas hoje a cada um de nós. A primeira verdade é sobre a maneira de servir ao Senhor. Não servimos a Deus do modo como queremos nem como nos parece conveniente. O serviço a Deus é do todo para um, ou seja, o nosso todo (integridade) para um (fidelidade). Não se serve a Deus por partes. Não se serve a Deus com sua emoção, por exemplo, mas não com sua vontade.
Antes desse episódio, Moisés já havia dito que o povo deveria amar ao Senhor de todo coração, alma e forças (Dt 6.5). Também não se serve a Deus e a outras coisas, isso é que é fidelidade. Se prestar atenção no v. de Deuteronômio acima citado, vai ver por que devemos amar a Deus com totalidade: porque Deus é um (Dt 6.4)! Infidelidade é dividir o serviço, o amor e a adoração.
Infelizmente, o que vemos hoje, são pessoas dando as mãos a Deus e a Mamom. Jesus disse que isso é impossível (Mt 6.24), mas as pessoas querem e acham que está tudo certo. Antigamente se dizia às pessoas para terem cuidado com o perigo das riquezas, por exemplo. Hoje, ao contrário, é muito comum ouvirmos falar que você pode ser luxuriante e, ao mesmo tempo, ser um maravilhoso servo de Deus. Aliás, muitos querem vir a Deus para ganhar Mamom, como se ambos andassem de mãos dadas! Impossível! Nem Deus anda de mãos dadas com outros deuses, que não são, como também nós não podemos andar. Por isso Josué manda o povo lançar fora os ídolos que eles carregavam escondidos em suas bolsas. Porque não se pode servir a Deus se não for por completo e apenas a Ele!
Outra coisa: se não consegue servir o Senhor assim, com totalidade e unicamente a Ele, então escolha entre os outros deuses. É o que ele diz no início do v. 15. Para servir a Deus não há escolha, porque Ele é um! Que alternativa existe? Mas entre os demais, fique à vontade. Você tem muitas opções. Escolha o deus dinheiro, o ego, a soberba, a injustiça, o ateísmo, a mentira, o materialismo, a imoralidade, a idolatria, a religiosidade, o legalismo, a libertinagem, a ciência, enfim, há opções a perder de vista quando se trata de outros deuses.
Mas você e sua família servirão ao Senhor? Então saiba que não
é do seu jeito, mas com integridade e fidelidade, com totalidade e unicamente a
Deus. Se quer dizer como Josué disse aquele dia, que “eu e minha casa
serviremos ao Senhor”, saiba que era dessa maneira que Josué estava
dizendo. Qualquer coisa fora disso é idolatria e não adoração!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Amém
ResponderExcluirAmém
ExcluirAmém, que o Senhor me ajude a amar Ele como único Deus em minha vida .🙏
ResponderExcluirAmém! Só Ele é digno!
Excluir