Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 26 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0036 - A QUEM DEVEMOS TEMER

 


E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10.28).

Sempre houve homens na história que causaram terror e assombro por causa da sua ferocidade e tirania. Homens que, desde Caim, se tornaram fábulas por serem maus e insensíveis. Homens que foram temidos por outros homens e os sujeitaram.

Jesus disse estas palavras num contexto em que Ele anunciava a Seus discípulos que viriam dias em que eles seriam perseguidos por serem crentes. Os homens os entregariam aos sinédrios e os açoitariam nas sinagogas (v. 17); os homens os conduziriam diante dos governadores e reis (v. 18); o irmão entregaria o próprio irmão à morte por este ser crente; o mesmo o faria o pai ao filho e vice-versa; filhos se levantariam contra seus pais para matá-los por serem crentes (v. 21). Mas Jesus está dizendo que não devemos temer os homens maus e cruéis. Ainda que nos matem por sermos crentes, não sabem o que fazer da nossa alma.

Esses dias sempre existiram para o Cristianismo. Mas, enquanto os homens temem os seus opressores, os crentes não temem a ninguém, senão a Deus. Um grande erro é temer a homens e até mesmo temer o diabo. Por mais que eles possam receber a permissão de Deus para nos fazer mal a ponto de nos matar, todavia não podem tocar em nossa alma. Quem deveríamos temer é a Deus. Mas o que vemos hoje são pessoas com medo do diabo e de outros homens, mas não têm sequer a menor reverência para com Deus.

Outro erro é considerar que o inferno não existe. Jesus diz que ele existe e, se de fato Ele é quem diz ser, o Filho de Deus, então Suas palavras são verdadeiras. Jesus Cristo atesta a existência do inferno. Entretanto, mais que apenas sancionar a existência deste lugar, Jesus diz que o carrasco do inferno é Deus. Eis aqui um grande erro de quem acredita que o inferno existe, mas não imagina que o executor dali seria Deus. As imagens pitorescas e lendárias mostram um diabo segurando um tridente e queimando pessoas apavoradas num inferno de fogo. Todavia, Jesus diz que quem fará perecer no inferno não só a alma, mas também o corpo do indivíduo, é Deus, não o diabo! Aliás, o próprio diabo e seus anjos serão torturados por Deus para sempre. Mas também muitas pessoas o serão. Quais? Aquelas dos vs. 14,15: “E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade”.

É a este Deus que todos devem temer. Não aos que nos perseguem e nos causam mal. Não ao diabo e seus agentes malignos. Mas temer a Deus, o único que pode tanto salvar completamente, como condenar completamente!

Agradeça a Ele por ter salvado você desta terrível condenação sem retorno e se, por outro lado, você anda rejeitando a mensagem daqueles que foram enviados por Deus para lhe falar do evangelho, tome cuidado: Sodoma e Gomorra terão menos sofrimento no inferno do que você (v. 15)!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Está palavra revela o Deus amoroso que pode salvar, mais também revela o Deus Justo que não faz vistas grossas ao pecado. Senhor guia-nos sempre pelo Seu caminho, enchendo nosso coração de temor e reverência pela Sua santidade.

    ResponderExcluir