Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0034 - COMPETINDO COM OS CAVALOS



“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo?” (Jr 12.5).

Essa frase foi uma resposta de Deus a um questionamento que o profeta Jeremias fez a Ele com relação à prosperidade dos ímpios. No v. 1 ele diz: “Por que prospera o caminho dos perversos, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?”. Ao longo de toda a história da humanidade, essa tem sida uma séria dúvida dos fiéis que vivem e já viveram sobre a terra. Mas a resposta do Senhor é uma outra pergunta. E ela significa que há coisas piores por vir e isso que questionamos é o de menos.

Na época de Jeremias, o que aconteceu foi que o povo de Deus foi levado para o cativeiro e muitos naquele tempo foram mortos, tanto ao fio da espada, como por fome e pestes. De fato, enquanto Jeremias se preocupava com os ímpios prosperando, na verdade coisa pior estava por vir, como na realidade veio.

Hoje também fazemos este questionamento, nos esquecendo de que as coisas vão piorar a ponto de que esse incômodo de ver os maus se dando bem vai se tornar o menor dos males. Não somente os maus se darão bem, como também o próprio mal será alterado para bem e vice-versa. As leis serão mais injustas, a impunidade aumentará e a imoralidade será considerada normal.

Não é novidade tudo isso. O próprio Senhor nos avisou que nos dias do fim, a iniquidade se multiplicaria e o amor se esfriaria (Mt 24.12). Os apóstolos nos alertaram sobre a apostasia e o aumento da maldade nos últimos dias. Às vezes questionamos coisas até válidas e legítimas de serem questionadas, mas não podemos nos esquecer de que isso é apenas competir com homens que vão a pé. Ainda virão dias em que vamos ter que competir com os que vão a cavalo, em outras palavras, vamos presenciar dias (e eles estão chegando) em que ser desonesto para se dar bem será o menor dos problemas morais de nossa sociedade!

O que é maravilhoso em tudo isso, é que Deus separou para Si um povo especial, zeloso e de boas obras (Tt 2.14), que não se corromperá com este século. Este povo é a igreja de Jesus que, onde quer que esteja e em qual tempo for que ela viva, ela sempre competirá com os cavalos, ou seja, ela sempre saberá viver pura no meio da mais perversa geração que possa existir. E embora questione algumas aparentes injustiças, ela sabe que no último Dia todas as diferenças serão acertadas, todas as injustiças corrigidas e todo o mal castigado.

A pergunta é: aquilo que tem lhe preocupado, aquilo que incomoda tanto sua mente a ponto de lhe fazer duvidar de algumas verdades, realmente é o pior que pode acontecer? Será que você não está cansado da injustiça de hoje, achando que esse é o maior dos males? Não, diz a Bíblia. Coisas piores virão e, se nos cansarmos agora, não aguentaremos o que está por vir. Levante-se, corra com os cavalos, mantendo-se fiel, pois o Dia chegará em que seu cansaço será recompensado!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário