Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0033 - RAZÕES PARA PERDOAR

 


Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete (Mt 18.21,22).

Não é fácil falar de perdão em uma sociedade que pensa que não erra. Mas devemos falar de perdão na igreja, porque esta Sociedade entende que perdão e humildade andam juntos. Quem pede perdão tem que ser humilde para reconhecer seu erro e projetar uma nova caminhada com aquele a quem feriu; e quem perdoa não deve pensar que está por cima da situação, pois já errou com alguém, ainda que não admita. Vejamos 3 boas razões para se praticar o exercício do perdão na igreja.

Primeiro, porque é um mandamento. O NT está recheado de imperativos quanto a essa questão. Não devemos somente perdoar os que nos fizeram mal, mas também nos reconciliar com aqueles a quem maltratamos. Se alguém se diz cristão, então está no dever de praticar o exercício do perdão mútuo, pois, para o cristão, isto é uma obrigação.

Segundo, porque não temos domínio do tempo. Somente Deus conhece o futuro e esta é uma das razões pelas quais Ele não erra. Quem já sabe o que vai acontecer lá na frente não toma decisões erradas, pois conhece os resultados e as implicações de suas obras. Deus também caminha fora do tempo e ainda que Ele errasse (o que é impossível), Ele seria capaz de voltar e consertar sem que ninguém soubesse. Mas nós não podemos corrigir o que fizemos de errado antes que o erro atinja alguém, por isso existe o perdão, para retificar e começar outra vez. Por mais que possamos prever as consequências de alguns de nossos atos, todavia, nem sempre estaremos seguros o bastante de que eles não escapem de nós.

Terceiro, porque, ao executarmos o ato de perdoar, nos assemelhamos a Deus. Jesus diz que devemos orar pelos nossos perseguidores e que amemos nossos inimigos para que nos tornemos filhos do nosso Pai celeste (Mt 5.44,45), e um dos maiores atos de amor é perdoar. Quem não perdoa quer ser melhor do que Deus, pois Deus, sendo perfeito, perdoou pecadores, então isso torna pecadores obrigados a perdoar pecadores!

A palavra grega para perdão significa “libertar, deixar ir livremente”. Nossa própria experiência comprova que ficamos com um fardo pesado na mente quando não perdoamos alguém. Já quando liberamos o perdão, sentimos que aquele peso saiu da consciência, ainda que fosse o outro que estivesse em débito conosco... Por isso, liberte-se dessa prisão do incômodo e do rancor e liberte também aquele que te feriu, pois, às vezes, ele nem se lembra de nada a respeito e nem sabe que está preso em sua mente. Conceda perdão e se pareça com o Pai celeste. Peça perdão e abra mão do seu prestígio, reconhecendo sua limitação. Afinal, quem recebeu o perdão do pecado que o condenaria ao inferno, jamais vai negar perdão ao que lhe feriu apenas aqui nesta vida!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: