Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0031 - GUARDIÃES DA DOUTRINA

 


Que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo (1Tm 6.14).

Uma das maiores dificuldades dos porta-vozes da mensagem cristã é obedecer a um dos maiores mandamentos apostólicos com relação à doutrina, o mandamento de guardá-la pura até Jesus voltar. Paulo usa um verbo que significa “tomar conta, guardar, manter alguém no estado em que se encontra”. Este verbo vem do substantivo grego que significa prisão, ou vigia de prisioneiros. Guardar a doutrina é preservá-la inalterada, não permitir que qualquer coisa venha contaminá-la ou sequer mudá-la de lugar! Não há dúvida de que Timóteo entendeu a força dessa palavra, uma vez que, naquela época, um guarda que permitisse o preso fugir, era punido com a morte! Pesou então sobre os ombros daquele jovem pastor a responsabilidade de manter sob sua custódia intocável a doutrina ensinada pelo apóstolo.

Longe disso porém, foram caminhando os pregadores com o passar do tempo. Talvez um dos mandamentos apostólicos menos obedecidos seja este. Não se tem guardado o mandato, a doutrina, o ensino sem mancha, ao contrário, tem-se manchado com quase todas as sujeiras que escorrem pelas sarjetas deste século dominado pelo diabo. Esta palavra significa que o ensino cristão tem que ser tão limpo, que não dê ocasião para que alguém o acuse. Mas ao contrário, o que muito se ouve é um tipo de ensino vergonhoso e mal falado, escarnecido e rejeitado. O que fizeram com a doutrina cristã?

Paulo também diz que a doutrina tinha que ser mantida irrepreensível, isto é, intocável. O guardião da verdade deveria protegê-la a tal ponto que ninguém pudesse tocar nela, no sentido de alterar seu conteúdo. Hoje, todavia, não somente se permite que ela seja tocada e alterada, quanto os próprios que deveriam guardá-la têm corrompido seu conteúdo. Mas isto não é feito escancaradamente e sim de maneira sutil. A podridão não vem de uma vez, ela chega aos poucos até corromper por completo.

Finalmente, até quando este ensino puro e bíblico deve ser preservado? Durante alguns anos? Durante alguns séculos? Quem sabe preservá-la por alguns milênios? Não, diz Paulo, mas que seja com este afinco guardada até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo! O próprio Senhor exclamou certa vez: Quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra? (Lc 18.8).

Fica o lembrete para os pregadores, pastores e mestres, os que têm a vocação da Palavra. Não temos autorização para ensinar aquilo que achamos que a Bíblia diz, mas somente para ensinar o que ela diz. Procuremos nos alinhar aos que, durante a peregrinação da igreja na terra, mantiveram fiel a doutrina do evangelho ensinada por Jesus e Seus apóstolos. Não foram muitos os que se mantiveram fiéis, mas Deus os preservou, assim como preserva até hoje o remanescente que, além de não se contaminar com a sujeira deste mundo, conservam puro também o ensino bíblico até à vinda de nosso Senhor!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: