Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0030 - JEJUM E DESJEJUM PARA DEUS

 


Então, a palavra do SENHOR dos Exércitos me veio a mim, dizendo: Fala a todo o povo desta terra e aos sacerdotes: Quando jejuastes e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, acaso, foi para mim que jejuastes, com efeito, para mim? Quando comeis e bebeis, não é para vós mesmos que comeis e bebeis?” (Zc 7.4-6).

Durante 70 anos, o povo de Judá ficou cativo na Babilônia e, durante este período, eles relembravam o 5º mês, que foi o mês da destruição do templo por Nabucodonosor. Neste mês, eles jejuavam em lembrança da tristeza que passaram por ver sua cidade destruída e por tanto tempo que permaneceram em cativeiro na terra da Babilônia. Agora, já de volta à pátria, tendo já reconstruído o templo, alguns homens perguntam ao profeta Zacarias se era necessário continuar este jejum.

Esta é a resposta que o Senhor manda que lhes dê. O jejum que fizeram durante aquele período no cativeiro não foi para o Senhor. E pior que isso, o desjejum também não. Jejuavam para si mesmos; comiam e bebiam para si mesmos. Eis o grande problema da nossa natureza. Queremos fazer as coisas piedosas para angariarmos o favor de Deus. Nossa carne sempre quer algo para se vangloriar. Nossa natureza é soberba e, quando fazemos algo piedoso movidos pela carne, sempre caímos neste erro fatal. Furtamos algo que é do Espírito, a piedade, para a realizarmos por nosso próprio punho e, como resultado, nos gloriamos. Não há destruição maior para a vida de um crente.

O jejum que é feito para Deus é voltado para Ele com fome dEle. O crente se abstém da comida material um determinado dia, por um certo período de tempo, porque ele entende que estar com Deus durante aquele momento é muito mais valioso para si do que estar fazendo outra coisa, ainda que legítima e necessária. Sua fome por Deus é maior do que sua fome por nutrientes e alimentos. A mais fina iguaria não se compara ao apetite faminto da presença de Deus. Mas não. Geralmente nos voltamos em jejum para Deus como uma espécie de greve de fome, para que Deus atenda a alguns pedidos que nos parecem urgentes. Nos comportamos como crianças birrentas, chantageando Deus com nossas ceninhas, emburrados num canto, passando fome para que Ele nos responda. Deus diz aos tais: “Não é para Mim que jejuais”.

Porém, além deste impasse que temos com o que é espiritual, ainda existe o impasse com o que é considerado normal, que é o comer e o beber. Geralmente fazemos distinção entre o que é sagrado (como neste caso o jejum) e o que é comum ou profano (que neste caso é o comer e o beber). No entanto, aqui Deus está ensinando que não há essa divisão, essa dicotomia na vida de um crente. Não jejuamos para Deus e comemos e bebemos para nós. Não. Tudo o que fazemos deve ser para Ele! Paulo, o apóstolo, nos ensina que seja comer, seja beber, seja qualquer outra coisa, que tudo seja feito para a glória de Deus (1Co 10.31). Se comemos para nós mesmos, pouco adiantará o jejum para Deus, pois Ele não quer parte da nossa vida e das nossas ações, mas nos quer por completo. Talvez Ele esteja mais interessado que você coma e beba para Ele do que jejue para você mesmo! Seu comer e beber para a glória dEle tem mais valor do que o jejum que sua carne faz para depois se gloriar.

No exercício dessa piedade (e outras), que tenhamos em mente que tudo deve ser feito para a glória de Deus e com um intenso prazer nEle!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Senhor tem misericórdia, quando recebo o ensino e olho para mim mesma, tenho certeza que somente a cruz de Cristo pode me salvar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como disse Lutero: "Quando olhei pra mim, vi que não tinha como me salvar; quando olhei para Cristo, vi que não tinha como me perder".

      Excluir