Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0029 - VERDADES DO "VINDE A MIM"

 


“Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso” (Mt 11.28 – KJA).

Essa fala de Jesus é um dos textos mais belos de todo o NT, muito usado em evangelizações, porém também, por vezes, mal compreendido de seu sentido. Que este versículo é um convite, isso não se nega, devido ao verbo “vir” estar no imperativo. É um chamado do evangelho ao pecador.

Em primeiro lugar, este convite fala de Jesus mesmo, Aquele a Quem o pecador deve ir. Ele diz: “vinde a Mim”. Um dos conceitos mais perturbadores para os evangelistas é explicar qual o sentido de alguém vir a Jesus. Geralmente limitamos ao fato de alguém vir à igreja. Outras vezes apenas por confessar algumas palavras relacionadas ao credo ou profissão de fé. Certamente que isso também faz parte da vida de alguém que veio a Cristo. Entretanto, não se resume a isso. Vir a Cristo é um convite a um relacionamento, a uma mudança de vida e não somente das ações, mas, sobretudo, da natureza. Cristo não chama pessoas para serem melhoradas, mas para serem diferentes; não para serem conformadas, mas transformadas; não para serem treinadas ao Cristianismo, mas para terem uma natureza diferente e assim serem como o próprio Cristo.

Em segundo lugar, este convite é dirigido a um grupo específico. Embora aqui tenha a palavra “todos”, logo a seguir vem a explicação de quem são esses todos. São todos os que estão “cansados e sobrecarregados”. Ou na versão que lemos, “todos os que estão cansados de carregar suas pesadas cargas”. Logo vemos que o convite não é feito a todos sem exceção, mas a todos sem distinção. Todavia, o que caracteriza os destinatários deste chamado, é que eles devem estar cansados de seus pecados. Há muitas pessoas que amam seus pecados, que ainda sentem prazer neles e se deleitam em praticá-los. Não é a estes que o convite se aplica. Jesus chama os que já sentiram que seus pecados lhe são um fardo insuportável.

Em terceiro lugar, Jesus diz que lhes dará descanso. Ao contrário do que ouvimos muitos pregarem, Jesus não oferece um descanso terreno ou físico. Ele fala de um descanso em relação àquilo que oprime o ouvinte, isto é, o pecado. Nossos pecados fazem divisão entre nós e Deus (Is 59.2) e isso nos torna oprimidos, escravos do pecado. Jesus mesmo disse que quem comete pecado é escravo do pecado (Jo 8.34). É sobre isso que Jesus está falando. O alívio prometido é a verdadeira libertação do homem deste senhor cruel que lhe oprime e estrangula. É não somente a sensação de leveza que Ele nos traz, mas a convicção de que nossos pecados não estão mais sobre nós, que Ele já os carregou na cruz e nos deu um jugo leve e um suave fardo.

Se você já experimentou as bênçãos que esse convite tem, agradeça todos os dias por isto ao que te libertou. E, se ainda não experimentou, se de fato está cansado do fardo do pecado, o convite também se estende a você. Desfrutará de um alívio, não físico nem psicológico, mas o alívio de um escravo que agora é liberto para servir amavelmente ao que o libertou, o alívio espiritual!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: