Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 18 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0028 - AS NAÇÕES SE CONVERTERÃO

 


Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações. Pois do SENHOR é o reino, é ele quem governa as nações. Todos os opulentos da terra hão de comer e adorar, e todos os que descem ao pó se prostrarão perante ele, até aquele que não pode preservar a própria vida (Sl 22.27-29).

Embora Israel na Antiga Aliança fosse o povo escolhido de Deus, há muito, o próprio Deus já vinha dando vislumbres de que Seu povo não seria restrito a uma nação, mas que, de todas as nações, Ele escolheria um povo para ser Seu, a igreja! E, por ironia ou não, Deus anunciava esse vislumbre através dos próprios profetas hebreus. Desde Abraão, a quem Deus disse que nele seriam benditas todas as famílias da terra (Gn 12.3), até os profetas, como Zacarias, por exemplo, por intermédio de quem Deus disse: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; eis aí te vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, Ele anunciará paz às nações; o seu domínio se estenderá de mar a mar” (Zc 9.9,10).

Quando vem o Filho de Deus, Ele dá início ao reino de Deus no coração dos homens. Isto Ele faz pregando, ensinando e curando. Portanto, o reino de Deus já foi instaurado entre nós. Ao subir para os céus, Ele ordena que Seus seguidores continuem promovendo o crescimento deste reino a todas as nações, para que delas se façam discípulos, seguidores de Jesus (Mt 28.19). Os estudiosos chamam este processo de “já-ainda-não”, ou seja, o reino de Deus já foi inaugurado, mas ainda não consumado.

Agora, a promessa feita a Abraão começa a se cumprir. Nele, todas as famílias da terra seriam abençoadas. Não como os hebreus pensaram, que era necessário nascer da linhagem de Abraão para ser abençoado, mas como Jesus e os apóstolos nos ensinaram, que abençoado com Abraão é aquele que crê como Abraão creu: “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão” (Gl 3.9).

Neste salmo que lemos, Davi diz que isto acontecerá (de todas as nações se prostrarem perante o Senhor) porque do Senhor é o reino (v. 28). Ele é Quem governa as nações. Essa prerrogativa é dEle. É o Senhor Quem será louvado, é diante dEle que todo joelho se dobrará e toda a língua confessará Seu senhorio para a glória de Deus Pai (Fp 2.10,11).

O evangelho é que alcança as nações. Por isso que Jesus disse que devemos “ir”. Porque Israel, apesar de ser o povo de Deus na Antiga Aliança, raramente ia a outras nações (exemplo, Jonas). Frequentemente, as pessoas é que vinham a Israel (exemplo da rainha de Sabá, Naamã e outros), mas agora, com Jesus, a missão da igreja não é que as pessoas venham, embora isso também seja plausível, mas que a igreja vá e faça com que pessoas de todas as nações adorem e se prostrem perante o Senhor, reconhecendo Seu senhorio e domínio perpétuos!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: