Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0026 - OS TRÊS GEMIDOS

 


“Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.22,23,26).

Há três personagens nestes versículos que lemos que praticam a ação do gemido. Essa ação significa um suspiro, um anseio, um soluço, uma lamentação. A primeira personagem é a criação. A natureza geme, diz o apóstolo, porque ficou sujeita à vaidade, à inutilidade (v. 20). Todavia, ela tem uma esperança e esta esperança é ser redimida do cativeiro da corrupção. A natureza ficou sujeita aos efeitos da Queda de Adão e ainda aguarda o dia em que os filhos de Deus serão glorificados. Tudo na natureza se degenera por causa do pecado. A segunda lei da termodinâmica apenas confirma o que Paulo diz aqui. Tudo caminha para a degeneração, mas por causa do pecado. Toda a angústia que a natureza suporta, ela suporta porque aguarda a revelação dos filhos de Deus.

A segunda personagem que geme é a igreja. Paulo diz no v. 23 que não somente a natureza geme, mas também os que têm as primícias do Espírito. Aqui ele está falando dos salvos. E eles gemem no íntimo, de dentro de si sai um suspiro ansioso pelo dia da glorificação deste corpo que também, assim como a natureza, está preso pela carne do pecado e sujeito aos efeitos da Queda. Por isso a pergunta que Paulo faz no cap. 7.24: “Quem me livrará do corpo desta morte”? Os crentes que não conseguem suspirar pelo novo corpo, ainda não sentiram verdadeiramente o peso que o pecado causa neste corpo mortal!

O terceiro a gemer é o Espírito Santo (v. 26). Paulo diz que quando estamos orando sobre este assunto (gemendo porque nosso corpo ainda está sujeito aos efeitos do pecado), o Espírito vem assistir em nossa fraqueza. Ele vem nos ajudar em nossas limitações. Quando ele diz que não sabemos orar como convém, ele está falando que os crentes têm dificuldade em compreender realmente o peso que os efeitos da Queda nos trouxeram. Deveríamos, pela sensibilidade do Espírito, orar com muito maior intensidade sobre esse assunto. Mas que alegria saber que o Espírito faz isso diante de Deus por nós... e com gemidos que não se pronunciam!

Curioso que aqui não há o gemido dos ímpios. Por quê? Porque os ímpios gemerão eternamente com choro e ranger de dentes nas trevas eternas! Amaram o corpo da corrupção, agora estarão gemendo para sair daquela situação horrível e inescapável, mas sem sucesso. Mas se você hoje suspira pelo seu novo corpo, ore intensamente a Deus para que chegue logo esse dia em que todas as coisas serão convergidas e renovadas em Cristo Jesus e o nosso corpo será semelhante ao dEle!

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários: