Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0025 - HERODES NOS AMA OU NOS PERSEGUE?

 


“E Herodes o odiava, querendo matá-lo, e não podia. Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente” (Mc 6.19,20).

A fala de um homem de Deus provoca reações distintas nos ouvintes. A conduta dele em justiça e retidão gera temor nos ouvintes, mesmo que estes sintam-se acusados em seu discurso. Isso não impede que ele seja odiado e muitas pessoas desejem que ele desapareça, por sua mensagem ser um incômodo. Todavia, ainda que odiado, é respeitado, é temido. E, se alguém parar pra ouvi-lo, ficará perplexo e o ouvirá de boa mente. Mas não o farão. Estão no erro e não admitem. Preferem silenciar o justo.

O poder de Herodes lhe fazia pensar que podia emudecer João Batista por abuso de autoridade. Mas seria apenas a força bruta calando a proclamação da verdade. E, embora seu propósito inicial fosse manter João apenas preso, no fim das contas teve que matá-lo para satisfazer um pedido malicioso e manter sua palavra de rei.

Hoje, em nosso país, não há esse poder, devido à “liberdade religiosa”, mas ainda assim, o verdadeiro pregador sofre extrema rejeição, tanto da sociedade e suas autoridades, como também da parte dos falsos profetas e seus seguidores, pois veem nele um obstáculo ao mercado da fé que muitos gostam de frequentar, como aqueles senhores da jovem adivinha em Filipos, que ficaram irados com Paulo por ter ele expulsado aquele espírito mau que lhes dava dinheiro através das adivinhações (At 16.16-18). Um pregador da verdade é um incômodo geral.

 Entretanto, ninguém pode negar, nem mesmo seus perseguidores, que ele tem a palavra fiel. Observe quantos pregadores fiéis têm seus admiradores, ainda que estes não obedeçam a uma só palavra daquilo que ouvem! Admiram sim, mas como não podem se humilhar e se arrepender, nem tampouco prender ou matar, então o isolam. Admiram-no de longe, reconhecem que falam a verdade, mas são incapazes de admitir e se converter.

Há países no mundo que fazem como Herodes. Matam e silenciam as testemunhas de Jesus pelo abuso do poder. Mas essas testemunhas não têm sua vida por preciosa. Morrem mesmo pelo testemunho que dão e não amam suas vidas, mesmo em face da morte (Ap 12.11).

A pergunta para nós é: estamos sendo admirados pelos Herodes dos nossos dias ou eles estão tentando nos silenciar? Os Herodes atuais nos odeiam ou nos amam? Falamos o que eles querem ouvir a fim de obtermos seu favor, ou anunciamos a palavra fiel em detrimento da nossa reputação e até da nossa própria vida?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Viver com integridade, praticar a justiça e falar a verdade das Santas Escrituras, sempre foi, é e será nosso dever. Glória a Deus por sua vida pastor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Nosso dever ao viver assim é não nos importar com as consequências

      Excluir