Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0023 - RESPOSTA AO EVANGELHO

 


“Ao ouvirem tais palavras, ficaram agoniados em seu coração, e desejaram saber de Pedro e dos outros apóstolos: ‘Caros irmãos! O que devemos fazer’?” (At 2.37 – KJA)

Uma consequência frequente da pregação do verdadeiro evangelho é que o ouvinte agoniado perguntará: “o que eu devo fazer?”. Claro que nem todo ouvinte vai se agoniar, mas aquele em cujo coração o evangelho martelou, certamente surgirá esta pergunta.

Geralmente, na falha de anunciar o evangelho da verdade, nós é que perguntamos se o ouvinte não quer receber a Cristo. E ainda pior que isso, o ouvinte quer. Mas ele quer aquilo que pregamos e não o evangelho. Ele quer a superficialidade do que acabou de ouvir, então ele vem sim, à igreja talvez, mas não a Cristo, pois afinal, não foi Cristo que lhe foi apresentado. Com o passar do tempo na igreja, duas coisas podem acontecer: ou ele descobre quem é Cristo e não O quer mais, pois fica frustrado com o contraste entre o Cristo verdadeiro e o que lhe foi apresentado na pregação do evangelho raso, ou então ele vai viver na igreja como sócio de um clube, com seus privilégios e obrigações e nunca vai descobrir quem é o verdadeiro Cristo que nunca lhe foi apresentado, nem no dia em que ele ouviu o evangelho raso, nem depois, quando fez parte da igreja, que também não prega a Cristo. E assim vamos enchendo a igreja de pessoas que pensam que são crentes mas não conhecem a Cristo.

Mas Pedro pregou a Cristo, e Este crucificado e ressurreto (vs. 23,32)! E Lucas aqui nos relata que eles “ouvindo estas coisas” (ARA). Não nos enganemos, meus irmãos. Nossas palavras suaves não agonizam o coração de ninguém. Não para a conversão. Podemos constranger o coração das pessoas com um evangelho chantagista, melancólico, que faz o ouvinte até chorar com pena de Jesus que foi para a cruz por causa dele, mas jamais a pessoa se converterá. O que compunge o coração de alguém é o evangelho puro e irreticente. O evangelho que o homem não gosta de ouvir é exatamente este que salva. O evangelho que revela a justiça de Deus (Rm 1.17) enfurece o homem, mas arrebenta o coração daquele que crê. Evangelho fácil e bonito pode até trazer pessoas, mas não as traz convertidas.

Você pode estar pensando: “Se eu pregar o evangelho escancarado e alguém me perguntar o que deve fazer, qual será minha resposta”? Ainda tomemos o apóstolo Pedro como exemplo. Ele não teve receio de pregar o evangelho da cruz, chamando seus ouvintes de assassinos do Filho de Deus (v. 23), como também não teve medo de dar a resposta certa e curta para os que foram compungidos. Ele disse: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em o nome de Jesus Cristo para o perdão de vossos pecados” (v. 38). Será o que diríamos para alguém a quem supostamente pregássemos o evangelho nu e cru? Diríamos algo como: “Venha para nossa igreja, faça uma oração comigo agora, vamos confessar Jesus, vamos fazer um curso”, ou algo do tipo, mas sem falar no principal, que é arrependimento? Será que não pensaríamos: “Se eu falar em arrependimento, essa pessoa se arrependerá de ter me perguntado e nem volta aqui mais”?

Isso não cabe a nós. Foi-nos dado o mandamento de pregar o evangelho como ele é. O resto é com Aquele que vai convencer o ouvinte do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário