Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

REMINISCÊNCIAS DEVOCIONAIS 0015 - A CRUZ, A MARCA DE CRISTO

 


“Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14).

As igrejas da Galácia viveram uma época turbulenta quando receberam o evangelho pelo apóstolo Paulo. Os judaizantes queriam obrigá-los a observar preceitos da lei a fim de serem salvos, entre os quais, o da circuncisão. Mas para Paulo o que estava em jogo era a cruz de Cristo. Ele preferia ser perseguido por causa do escândalo da cruz a ter que se submeter novamente ao jugo da lei. Para o apóstolo, a cruz bastava; para os judaizantes, ela era um escândalo (no original, motivo de tropeço). Esses opressores causaram tanta influência naquela jovem igreja, a ponto de perseguirem os que não se circuncidavam. Alguns sucumbiam a essa opressão e, quando se circuncidavam, eram elogiados por estes legalistas. Então, o dilema era: qual era preferível, ser perseguido por causa da cruz, ou ser ostentado com as práticas da lei, evitando assim a perseguição? Paulo diz que muitos crentes se submetiam a isso e se tornavam ostentados como prêmio pelos judaizantes.

Não é o mesmo hoje? Diante de tantos falsos ensinamentos, muitos se encurvam para serem exibidos como troféu desta ou daquela igreja, ou denominação. Submetem-se a tantos erros doutrinários e ainda mais, a vexames públicos de serem expostos como peças de testemunho das tolices ali propostas. Mas é assim mesmo, quem tem vergonha da cruz, vira capacho de falsos profetas.

Mas não Paulo. Ele dizia que queria estar bem longe desta glória humana. Ele não seria espetáculo de homens. Ele não se submeteria aos ditames da lei e de qualquer outra coisa que não fosse a cruz de Cristo. As pessoas se envergonhavam daquilo em que Paulo se gloriava. Enquanto muitos se submetem a rebaixamentos e humilhações públicas porque não querem compromisso com a cruz, o apóstolo nos ensina que a cruz faz um divisor de águas em nossa vida. Por ela o mundo está crucificado para nós e nós para o mundo. Quem assume a cruz não tem parte com este mundo; quem está crucificado com Cristo está morto para tudo aquilo que não é o evangelho e considera tudo que não é o evangelho morto para si. Como diz o v. 12, muitos se curvam aos ditames da lei e de outras heresias porque não querem ser perseguidos por causa da cruz de Cristo. Quando você abraça a cruz e somente ela, então você é rejeitado não somente pelo mundo, mas também pelos que, se dizendo religiosos, querem acrescentar algo ao evangelho puro e completo de nosso Senhor.

Paulo encerra essa advertência, dizendo que ninguém o perturbe, pois ele traz no seu corpo as marcas de Jesus e não da circuncisão. A minha pergunta para você hoje é: que marcas você traz em si? Muitos trazem marcas de carros, de roupas finas, de sapatos de grife, marcas de joias e outras coisas que não os identificam com Cristo. A marca de Cristo é a cruz. Você tem esta marca?

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

2 comentários:

  1. Cada tema traz um aprendizado precioso para refletir e reagir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus! Que o Senhor seja louvado e nós tenhamos crescimento espiritual

      Excluir