Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

sábado, 11 de fevereiro de 2023

LIBERDADE RELIGIOSA OU REBELIÃO RELIGIOSA?

 


Deus nunca deu liberdade religiosa para o homem. O conceito de liberdade religiosa está na lei de vários países considerados livres e democráticos. A ideia é que, se uma nação é livre, então as pessoas ali têm o direito de escolher seu caminho próprio para qualquer coisa que promova sua felicidade e bem-estar. O Estado acaba “concedendo” esse direito aos seus habitantes.

Mas Deus não deu esse direito a ninguém. O pecado entrou no mundo e cada um se desviou pelo seu próprio caminho (Is 53.6). Por causa do pecado, o homem se tornou rebelde contra Deus, mas, mesmo distante dEle, ainda pode conhecer algo de Deus por meio das coisas criadas (Sl 19.1; Rm 1.20). Porém, na sua vida ímpia e rebelde, o incrédulo não dá glória a Deus (Rm 1.21). Ele cria suas religiões, rouba a glória de Deus, entrega-a a ídolos, é ingrato e isso ainda é liberdade religiosa? Por acaso Deus disse a algum homem que ele é livre para escolher a religião que quiser? Ou Deus lhe disse para fundar alguma religião que seja seu refúgio? Ou Deus lhe disse que pode crer se quiser? Ou quem sabe, não crer em nada? É óbvio que não, portanto, não existe liberdade religiosa! O que existe é rebelião religiosa!

Mesmo o homem no pecado, Deus o chama para Si. Deus ordena que se arrependa. Deus ordena que O reconheça, que O tema, que guarde Sua lei, que obedeça ao evangelho, que creia no Seu Filho. Deus não prescreveu que o homem pudesse inventar seu próprio caminho para reconciliar-se com Deus. De forma nenhuma! Ao contrário, Deus estabeleceu o caminho da reconciliação por meio da morte de Seu Filho na cruz. Todos os que rejeitam esse caminho da reconciliação permanecem inimigos de Deus.

Qualquer religião é falsa, exceto o Cristianismo. É somente através de Cristo que o homem pode chegar a Deus como Pai (Jo 14.6). Longe de Deus, nenhuma religião ajudará o homem, antes, aumentará sua condenação. Falsas religiões, ceticismo, falsidade mesmo no Cristianismo, não podem resolver o problema eterno em que o homem está metido. Ele precisa de Jesus Cristo somente! Se não reconhecer isso e admiti-lo continuará perdido!

O homem será responsabilizado por Deus por causa de sua “liberdade religiosa”. Ele terá que responder por que escolheu outras religiões ou por que não creu em nada. Ele terá que responder por que não aceitou o Filho de Deus. Ele não terá resposta para isso, e então será condenado eternamente. Deus não aceitará resposta baseada em liberdade. Se há liberdade, tal liberdade é concedida por Deus e não pelo Estado. Deus não deu essa liberdade religiosa para ninguém. Antes, Ele “notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos” (At 17.30,31).

Por que o Estado daria essa liberdade? O que o Estado entende de religião? O Estado finge que deixa os homens livres para escolherem sua religião, garante-lhes isso por lei humana, mas não afirma qual o caminho que leva a Deus. Os pecadores se aproveitam dessa suposta liberdade para se afundarem cada vez mais em suas falsas religiões e sua incredulidade se torna legal socialmente. Porém não diante de Deus. Ele terá que responder por isso. O Estado também (as autoridades legislativas, judiciárias, executivas e todas as demais) terá que responder diante de Deus por que deu ao homem uma liberdade à parte de Deus.

Por que o Estado condena práticas assassinas nas religiões, por exemplo? Porque sabe que é errado matar. Mas por que sabe disso? Por causa da lei de Deus. Deus proíbe matar (Êx 20.13). Se fosse o Estado que concedesse liberdade religiosa, ele mesmo não interferiria na prática de tal religião! Mas quem concede essa liberdade é Deus e Deus proíbe o assassinato. Deus não recebe sacrifício humano, exceto aquele que Ele mesmo determinou, o do Seu Filho por nossos pecados. Rejeitar isso é rejeitar a verdadeira liberdade religiosa e afrontar a Deus com a rebelião religiosa que está impregnada no coração corrupto e enganoso da humanidade! O dever de todo homem, não só o crente, é temer a Deus e guardar Seus mandamentos (Ec 12.13). Por quê? “Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (v. 14).

Não se engane. Não há liberdade religiosa (pode até haver para os homens). Deus requer que você aceite somente a religião dEle. Qualquer coisa fora disso é rebelião religiosa e resulta em condenação eterna.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

3 comentários:

  1. Que texto maravilhoso pastor Cleilson...

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei nisso, bom é aprender a pensar melhor sobre todas as coisas para não nos pegarmos afagando nosso coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, minha irmã. Deus não concedeu essa liberdade a ninguém.

      Excluir