Teolatria

No Teolatria você encontra diversos estudos bíblicos em slides (power point) para baixar, além de muitas pregações, sermões expositivos, textuais, temáticos em mp3, dos pregadores da IMVC - Vilhena/RO: Pr. Cleilson, Pb. João, Pb. Alex, Pb. Wesllen Ferreira, irmã Clair Ivete e pregadores convidados.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

DEUS FEZ O ÍMPIO PARA A PERDIÇÃO, OU ELE VAI POR CONTA PRÓPRIA?


A Escritura diz: "O SENHOR fez todas as coisas para os seus próprios fins e até ao ímpio, para o dia do mal" (Pv 16.4). Não importa o que os arminianos queiram que o texto diga. O texto está dizendo que Deus fez todas as coisas e os ímpios estão no meio desse todas as coisas. O texto diz também que Deus fez todas as coisas para os seus próprios fins e o fim do ímpio é o dia do mal.

Os argumentos contrários são apenas malabarismos. Uns dizem que "mal" aqui quer dizer calamidade e não a condenação eterna. Mas e daí? Seja uma calamidade aqui ou na eternidade, se fosse para Deus ser injusto, Ele seria pelas duas. Outros dizem que o ímpio apenas colhe suas impiedades. Ora, mas quem estabeleceu as seguintes leis:

1. O ímpio tem que fazer o que é próprio dele - impiedade (Jr 13.23; Jd 15; Ap 22.11);

2. A consequência da impiedade é a morte - não só física, mas eterna (Rm 6.23)?

Quem estabeleceu estas leis foi Deus. Ele estabeleceu que o ímpio tem que fazer o que é de sua natureza, isto é, o pecado e estabeleceu também que o salário do pecado é a morte. O ímpio não pode praticar o bem e quem pratica o mal será condenado. Então veja que não faz sentido argumentar que o ímpio apenas colhe o que plantou. Antes de plantar, ele faz aquilo que é da sua natureza fazer. E quem estabeleceu que todas as coisas devem seguir sua natureza foi Deus.

Outros dizem que Deus não fez o inferno para o homem, porque Jesus disse que o fogo eterno foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25.41). Sim, Deus preparou o fogo eterno para o diabo e seus anjos, mas também preparou os ímpios para o fogo eterno (Rm 9.22; Jd 4,7). Pedro diz que os incrédulos foram postos para isso mesmo, para tropeçarem na pedra de tropeço, sendo desobedientes (1Pe 2.8). E Cristo disse que Ele é essa pedra e se alguém tropeçar nEle será despedaçado (Mt 21.44).

No Apocalipse, lemos que os que não estão escritos no Livro da Vida, já não estão desde a fundação do mundo (Ap 17.8). Não foi seus pecados que os excluíram desse Livro, antes, foi Deus que não quis escrever seus nomes lá.

No Evangelho de João, lemos que quem se mantém rebelde contra o Filho de Deus, sobre ele permanece a ira de Deus. Se "permanece" é porque já estava (e continuará). Jesus mesmo disse que Ele vivifica aquele a quem Ele quiser (5.21). Se alguém não é vivificado, não é porque ele é muito ímpio, mas porque Jesus não quer vivificá-lo!

Sobre os ímpios, Deus concede autoridade ao "deus deste século" que lhes cegue o entendimento. Para que isso? "para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2Co 4.4). Quem é que não quer que o evangelho lhes resplandeça? Alguém pode dizer: "é o ímpio que não quer". Tudo bem, mas se Deus quisesse, o ímpio também quereria! Logo, o ímpio não quer porque Deus não quer. Jesus mesmo deu graças ao Pai por isso. Ele disse que Deus escondeu estas coisas dos sábios e entendidos e as revelou aos pequeninos (Mt 11.25)! E no final da oração, Ele disse que só conhece o Pai aquele a quem o Filho o quiser revelar (v. 27)!

O salmista, depois de reconhecer sua tolice em questionar a Deus por causa da prosperidade dos ímpios, entende que Deus cumula os ímpios de bênçãos aparentes, mas que seu fim é um escorregador para o inferno (Sl 73.18). Deus distrai os ímpios com coisas boas aos olhos humanos, mas Sua intenção é condená-los!

Quando Deus quis humilhar faraó, Deus fez seu coração se endurecer (Êx 7.3). Se Deus quisesse, Deus amoleceria o coração dele e ele deixaria o povo ir. Mas Deus não queria salvar faraó. Deus queria condená-lo, por isso endurecia seu coração.

Quando Deus quis condenar as nações cananeias, Ele endureceu o coração delas e fez com que elas perseguissem a Israel e fossem derrotadas (Dt 2.30; Js 11.20).

A verdade é que ninguém pode fazer nada contra aquilo que Deus determinou que sua natureza procedesse. Deus determinou que a natureza santa se santifique mais, por isso os crentes se santificam. Deus determinou uma lei imutável que estabelece que o ímpio pratique impiedade e não bondade, por isso o ímpio peca e peca voluntariamente, pois faz o que está de acordo com sua natureza.

Não adianta dizer que esse ensino faz de Deus um ser mau, que obriga o ímpio a pecar. O ímpio peca naturalmente, assim como naturalmente uma laranjeira produz laranja. Mas quem estabeleceu a lei para isso foi Deus. Deus não fica na orelha do ímpio dizendo: "Peque, peque"! Nem Deus fica dizendo à laranjeira: "Produza laranja, produza laranja"! Deus estabeleceu as leis e as coisas funcionam como Deus estabeleceu. Deus então retribui àquilo conforme Ele havia estabelecido e conforme as coisas funcionaram.

Dê graças a Deus que você, apesar de ter nascido filho da ira de Deus, como também os ímpios (Ef 2.3), Ele te amou na eternidade e resolveu interferir na lei natural do seu coração ímpio e transformá-lo em um coração de carne, inclinado às coisas espirituais, a fim de que você fosse despertado e servisse a Deus. Se Ele não fizesse isso, você nem iria sentir falta disso, muito menos estaria salvo agora.

Día tes písteos.

Pr. Cleilson

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