“Preferível ir a uma casa em que há luto a outra em festa; porque este é o fim de todos os homens, e aos vivos lhe fará meditar” (Ec 7.2 – Reina Valera).
De todos os rastros de tragédia que o pecado legou à humanidade, a morte é a mais terrível de todas. Ela faz os vivos refletirem sobre seu fim e por um certo momento isto lhes causa contrição. Pena que esse pesar desaparece tão logo os vivos saem do velório ou enterro. Dali, muitos partem para suas festas e já não se lembram mais de seu fatídico destino. A não ser que a pessoa esteja se aproximando visivelmente da morte, ela nem sequer pensa sobre isso. Mas todos se esquecem de que estamos próximos dela, visivelmente ou não.
Na história da humanidade houve uma ocasião em que a casa de luto se transformou em uma casa de festa. Quando Cristo venceu e humilhou a morte, ela ficou sem graça e agora sabe que não pode segurar para sempre em seus portões aqueles que pertencem ao Ressuscitado! Por este motivo, Jesus disse a Seus discípulos: “Em verdade, em verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis e o mundo se alegrará; vós vos entristecereis, mas vossa tristeza se converterá em gozo... Vós também agora tendes tristeza, mas voltarei a ver-vos e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará vossa alegria” (Jo 16.20,22 – Reina Valera).
Na casa do luto pode haver festa sim. E na verdade houve. Uma grande festa no céu por ter o Cordeiro de Deus ressuscitado e vencido os poderes mortais. O cântico do Salmo 24 é entoado aqui pelos seres celestes: “Levantai, ó portas, vossas cabeças; e levantai-vos, portas eternas, pois entrará o Rei da Glória. Quem é Esse Rei da Glória? O Senhor forte e valente, o Senhor poderoso na batalha. Levantai, ó portas, vossas cabeças; e levantai-vos, portas eternas, pois entrará o Rei da Glória. Quem é Esse Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei da Glória” (Sl 24.7-10 – Reina Valera).
O profeta Oseias já vislumbrava a derrota da morte quando cantou: “Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua destruição?” (Os 13.14 – Reina Valera). Cântico este repetido pelo apóstolo Paulo em 1Co 15.55 já depois da ressurreição vitoriosa de Cristo.
Agradeça a Jesus por ter Ele passado pela casa de luto, para
que você possa viver eternamente na casa de festa!
Día tes písteos.
Pr. Cleilson
Glória a Deus!
ResponderExcluirAmém!
Excluir